Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Sistemas de Informação: Sistemas Distribuídos é uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informação.
Ao estudar sobre este conteúdo surgiram muitas dúvidas do que seria o sistema distribuído. Será que havia somente a ligação com software ou entrava também o hardware? Algumas dúvidas que foram sanadas ao decorrer do curso e fizeram de forma clara. Abaixo vou contar um pouco de como foi a experiência com esta disciplina.
Quando iniciamos os conteúdos, veio a mente a seguintes pergunta e logo a resposta foi apresentada pelo professor, citando Andrew Tanenbaum, que fala que Sistema Distribuídos é: "Uma coleção de computadores independentes entre si que se apresentam como usuário como um sistema único e coerente". Os computadores pra fazer parte de um sistema distribuído deve se capaz de ser independente de outro computador, podendo assim gerenciar e processar suas próprias tarefas.
Exemplos:
Exemplos Práticos:
Ao serem explicados estas situações, comecei a entender que um acesso remoto é aplicado ao conceito de sistemas distribuídos, assim como a VPN também pode ser aplicada.
E diversos programas que fazem uso do conceito de sistema distribuído como: (Skype, Ammy, Team Viwer) entre outros.
Houve em algum momento uma confusão em minha mente, porque foi apresentado na aula o conceito antigo que seria Cliente <-------> Servidor: Neste caso existirá um servidor (super máquina, com muita memória, ótima processador com vários núcleos, e bom espaço de armazenamento) e todas as máquinas dependem dele e trocam suas informações com ele. Em contrapartida o conceito de sistemas distribuídos não depende de um servidor, mais todas as máquinas das redes são independentes.
A dúvida que foi sanada é: Todos os computadores não dependerão de um servidor de internet? Mais a resposta é tão simples: Vou utilizar o serviço somente e não vou precisar de usar nenhum tipo de recurso do servidor. Entre outras explicações passados pelo professor me fizeram compreender melhor.
Benefícios:
Trabalhamos também os benefícios como:
Projetos:
Dentro dos projetos e atividades usamos as ferramentas comentadas, e pesquisamos as diversas funções que elas disponibilizam dentro do conceito de sistemas distribuídos.
A experiência conta muito nessas horas, para passar os projetos, as atividades, as explicações e principalmente sanar as nossas dúvidas. Com isso vamos difundindo o nosso conhecimento a quando formos inseridos no mercado vamos com certeza pegar as dicas comentadas em classe para aplicar na área profissional, simplesmente por termos um profissional capacitado nos dando aula e total segurança do que está falando.
A instituição deu todo suporte necessário para que pudéssemos desenvolver as atividades propostas. O melhor de tudo que a instituição sempre promove em cada semestre um curso com palestras que muitas das vezes vem a calhar com o conteúdo que estamos estudando e isso é muito bom.
A visão de sistemas distribuídos tende a crescer muito, e as empresas atuais estão caindo de cabeça. E o conceito antigo de Cliente<-----> Servidor que daqui um tempo não será tão utilizado, por alguns. Mas tudo dependerá de que forma a pessoa deseja trabalhar.
Thiago Luiz Américo, graduado na universidade UNASP.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos