Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade Sistemas de Informação: Qualidade de Software é uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informação.
A disciplina de Qualidade de Software compõe a grade de cursos superiores relacionados à informática, tais como: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, etc... Ela pode ter outras nomenclaturas tais como “Gestão da qualidade de software” e em vários cursos é apresentada como parte da disciplina de Engenharia de Software.
O que é a matéria de Qualidade de Software?
A matéria de Qualidade de Software tem por finalidade mostrar ao estudante os fundamentos necessários para se garantir a qualidade em um produto de software.
A disciplina de Qualidade de Software aborda o conceito de qualidade e mostra como ele pode ser aplicado ao produto de software. Em geral, o estudo da matéria se inicia com a definição de “qualidade”. O termo “qualidade”, aplicado a um software, não pode ser entendido como a ausência total de defeitos. Um software pode ter defeitos e ser um software de qualidade. A disciplina procura sempre apresentar o conceito de qualidade vinculado ao conceito de requisito. Um requisito é uma necessidade que o software deve atender. A qualidade de software pode ser definida como a conformidade software com os requisitos dele. Assim, o nível de qualidade de um software depende dos requisitos que foram especificados para ele.
A disciplina procura mostrar a relação entre o software e o processo utilizado para desenvolvê-lo. A Qualidade de Software tem como premissa que se o processo empregado na concepção de um produto não tiver qualidade, então o produto final também não terá. Assim a matéria traz para o estudante ferramentas para se promover a melhoria no processo de desenvolvimento de software. As principais são CMMI, MPS-BR e as normas ISO (ISO/IEC 9126, ISO/IEC 25010, etc...). Estes modelos visam aperfeiçoar e promover a maturidade nos processos das empresas desenvolvedoras de software. A disciplina explica os modelos principais. A seguir, farei uma descrição de alguns:
CMMI (Capability Maturity Model Integration):
O CMMI é um modelo de melhoria de processos estruturado em níveis. Ele tem por finalidade direcionar a empresa para o aperfeiçoamento dos processos utilizados para a concepção de software. Os níveis de maturidade apresentados pelo CMMI mostram em qual estágio de maturidade a organização se encontra com base na qualidade de seus processos. O modelo CMMI procura auxiliar a empresa a amadurecer o gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.
MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro)
O MPS-BR pode ser entendido como um modelo análogo ao CMMI, porém, concebido e voltado para a realidade das empresas pequenas e médias brasileiras. Trata-se de um modelo estruturado também em níveis de maturidade. Para uma empresa adquirir a certificação MPS-BR é menos custoso do que a certificação CMMI. O MPS-BR foi concebido pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro).
ISO/IEC 9126
A ISO/IEC 9126 é uma norma que define um conjunto de atributos para caracterizar o nível de qualidade de um software.
A disciplina também aborda assuntos como testes de software, verificações e validações e métricas. As verificações e validações são técnicas para se garantir que o software foi feito de acordo com os requisitos, os testes de software consistem num processo contínuo para se constatar se o software possui defeitos e as métricas abrangem meios para se medir a qualidade. A qualidade pode ser medida, por exemplo, pela quantidade de defeitos encontrada em cada cenário de teste.
Os professores explicam a matéria em sala de aula e exibem slides mostrando os conceitos.
Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de Governança de Tecnologia da Informação?
Tive um pouco de dificuldades apenas em memorizar alguns conteúdos.
Os professores esperam que os alunos entendam os conceitos e consigam analisar estudos de casos, confrontando-os com os modelos de maturidade (CMMI e MPS-BR), por exemplo.
Como o meu curso foi voltado para o desenvolvimento de software, esta disciplina foi fundamental. A produção de um software se inicia muito antes de começar a digitar os códigos. Ela passa pela qualidade.
Abraão, graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos