Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Sistemas de Informação: Disciplina Economia

Home » Sistemas de Informação

Faculdade de Sistemas de Informação: Disciplina Economia é uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informação.



A disciplina de Economia faz parte da grade curricular obrigatória de praticamente todos os cursos superiores de graduação da área de informática: análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, ciência da computação, engenharia da computação, etc... Ela pode ter outros nomes, como por exemplo, “Economia e Finanças” e em geral sua carga horária é de 40 horas.

O que é a matéria de Economia?

A matéria de Economia tem a finalidade de dar ao aluno noções básicas sobre economia e finanças, principalmente no contexto das empresas.

O que se estuda nesta matéria?

A disciplina de Economia abrange temas básicos sobre economia e finanças, tais como: o conceito de economia, como funciona a dinâmica do mercado, formação de preços e cálculos financeiros. Além disso, são abordados também conceitos de amortização, análise de investimentos e depreciação.

O conceito de economia está vinculado com a utilização eficiente e racional dos recursos materiais disponíveis. O conceito de mercado consiste numa condição onde há dois elementos: aqueles que desejam adquirir um produto ou serviço e os que estão dispostos a oferecer produtos e serviços. O desejo de se adquirir um bem ou serviço é chamado de “procura” e a disposição do vendedor de vender um bem ou um serviço é chamada de “oferta”. Desta relação, surge a noção de preço. O preço de um bem ou serviço é definido, entre outros fatores, pela intensidade da procura, mas também pelo custo demandado para oferecê-lo (custos de fabricação de um produto, por exemplo). A disciplina de Economia procura explicar ao estudante o funcionamento do mercado e os fatores que influenciam o preço.

A matéria também aborda cálculos financeiros, os quais são baseados no conceito de valor do dinheiro no tempo. Se eu empresto dinheiro para uma pessoa e ela se compromete em pagar daqui a um mês, eu ficarei um mês sem aquele valor. Para compensar isto, existe o conceito de juros. Posso cobrar uma taxa de juros mensal referente ao período que a pessoa ficou com o dinheiro. Assim a disciplina aborda o conceito de porcentagem, juros simples e compostos e resolução de problemas.

Nesta disciplina também são estudados conceitos de análise de investimentos. É possível definir qual a melhor alternativa de investimento com base nos conceitos de: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Pay-Back descontado (PBD), Índice Custo-Benefício (B/C) e Anuidade Uniforme Equivalente (AUE). Estes métodos tem a finalidade de, por exemplo, ajudar uma empresa a definir se é melhor comprar um equipamento novo pagando a prazo ou mandar consertar o antigo pagando também a prazo.

Outro conceito abordado é o de depreciação, que pode ser definido como a desvalorização de um bem em decorrência do seu desgaste. A disciplina ensina como calcular a depreciação.

A disciplina aborda também o conceito de amortização. Quando alguém financia um imóvel, por exemplo, fica definido por meio do contrato qual o sistema de amortização, ou seja, qual parte da prestação que irá amortizando (abatendo) o saldo devedor. Entre os sistemas de amortização, existem: SAC (Sistema de Amortização de Crédito), SACRE (Sistema de Amortização Crescente) e a Tabela Price (Sistema de Amortização Francês). A matéria explica como são calculadas as prestações em cada sistema de amortização.

Como são as aulas?

Os professores explicam a matéria em sala de aula e apresentam vários exemplos de cálculos e de resolução de problemas.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de Economia?

Tive bastante dificuldade na parte de análise de investimentos. Foi preciso treinar bastante os exemplos apresentados.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores esperam que o estudante entenda os conceitos e aprenda a utilizá-los para resolver problemas, tais como interpretar qual investimento é mais vantajoso para uma empresa, ou comparar qual sistema de amortização é melhor em determinado caso.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Embora o meu curso seja voltado para o desenvolvimento de sistemas, a disciplina contribuiu bastante, pois qualquer projeto de software possui um custo para companhia. A disciplina faz com que eu tenha uma visão econômica e financeira dos projetos, e não puramente técnica.

Abraão, graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.