Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Sistemas de Informação: Disciplina Economia é uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informação.
A disciplina de Economia faz parte da grade curricular obrigatória de praticamente todos os cursos superiores de graduação da área de informática: análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, ciência da computação, engenharia da computação, etc... Ela pode ter outros nomes, como por exemplo, “Economia e Finanças” e em geral sua carga horária é de 40 horas.
O que é a matéria de Economia?
A matéria de Economia tem a finalidade de dar ao aluno noções básicas sobre economia e finanças, principalmente no contexto das empresas.
A disciplina de Economia abrange temas básicos sobre economia e finanças, tais como: o conceito de economia, como funciona a dinâmica do mercado, formação de preços e cálculos financeiros. Além disso, são abordados também conceitos de amortização, análise de investimentos e depreciação.
O conceito de economia está vinculado com a utilização eficiente e racional dos recursos materiais disponíveis. O conceito de mercado consiste numa condição onde há dois elementos: aqueles que desejam adquirir um produto ou serviço e os que estão dispostos a oferecer produtos e serviços. O desejo de se adquirir um bem ou serviço é chamado de “procura” e a disposição do vendedor de vender um bem ou um serviço é chamada de “oferta”. Desta relação, surge a noção de preço. O preço de um bem ou serviço é definido, entre outros fatores, pela intensidade da procura, mas também pelo custo demandado para oferecê-lo (custos de fabricação de um produto, por exemplo). A disciplina de Economia procura explicar ao estudante o funcionamento do mercado e os fatores que influenciam o preço.
A matéria também aborda cálculos financeiros, os quais são baseados no conceito de valor do dinheiro no tempo. Se eu empresto dinheiro para uma pessoa e ela se compromete em pagar daqui a um mês, eu ficarei um mês sem aquele valor. Para compensar isto, existe o conceito de juros. Posso cobrar uma taxa de juros mensal referente ao período que a pessoa ficou com o dinheiro. Assim a disciplina aborda o conceito de porcentagem, juros simples e compostos e resolução de problemas.
Nesta disciplina também são estudados conceitos de análise de investimentos. É possível definir qual a melhor alternativa de investimento com base nos conceitos de: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Pay-Back descontado (PBD), Índice Custo-Benefício (B/C) e Anuidade Uniforme Equivalente (AUE). Estes métodos tem a finalidade de, por exemplo, ajudar uma empresa a definir se é melhor comprar um equipamento novo pagando a prazo ou mandar consertar o antigo pagando também a prazo.
Outro conceito abordado é o de depreciação, que pode ser definido como a desvalorização de um bem em decorrência do seu desgaste. A disciplina ensina como calcular a depreciação.
A disciplina aborda também o conceito de amortização. Quando alguém financia um imóvel, por exemplo, fica definido por meio do contrato qual o sistema de amortização, ou seja, qual parte da prestação que irá amortizando (abatendo) o saldo devedor. Entre os sistemas de amortização, existem: SAC (Sistema de Amortização de Crédito), SACRE (Sistema de Amortização Crescente) e a Tabela Price (Sistema de Amortização Francês). A matéria explica como são calculadas as prestações em cada sistema de amortização.
Os professores explicam a matéria em sala de aula e apresentam vários exemplos de cálculos e de resolução de problemas.
Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de Economia?
Tive bastante dificuldade na parte de análise de investimentos. Foi preciso treinar bastante os exemplos apresentados.
Os professores esperam que o estudante entenda os conceitos e aprenda a utilizá-los para resolver problemas, tais como interpretar qual investimento é mais vantajoso para uma empresa, ou comparar qual sistema de amortização é melhor em determinado caso.
Embora o meu curso seja voltado para o desenvolvimento de sistemas, a disciplina contribuiu bastante, pois qualquer projeto de software possui um custo para companhia. A disciplina faz com que eu tenha uma visão econômica e financeira dos projetos, e não puramente técnica.
Abraão, graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos