Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Radiologia: Estágio em Radiologia Interdisciplinar é uma disciplina do curso superior de Radiologia.
No estágio interdisciplinar em radiologia o discente encontra-se com todos os conhecimentos adquiridos até aquele ponto do curso e coloca-os em prática. O discente trabalhará, portanto, com todas as atividades típicas de um profissional tecnólogo em radiologia, como processamento de filmes radiológicos (convencional e/ou digital), exames de Raio-x (convencional e/ou digital), ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia contrastada, mamografia, aplicação de grandezas físicas, aplicação prática da legislação de proteção radiológica e áreas correlatas.
Essa pergunta é frequentemente realizada por alunos do curso em tecnologia em radiologia, mas a resposta não é tão simples. Eu quando iniciei o curso de tecnologia em radiologia, logo me apaixonei pelos ensinamentos e me “joguei” a procurar estágios, porém, a conversar com um professor mais experiente recebi um importante conselho “aguarde as matérias de estágio supervisionado” – ele foi certeiro!
Iniciei essa matéria no terceiro semestre, e hoje tenho consciência que sem essa ela eu não conseguiria realizar praticamente nenhum exame com qualidade e real conhecimento do que eu estava fazendo no estágio, pois mesmo com a supervisão dos profissionais e dos professores senti dificuldades no início. Meu conselho para isso é: Procure um professor que trabalha na área para auxilia-lo, ele saberá indicar o melhor momento de iniciar seu estágio profissional.
Muitas universidades possuem programas de parceria de estágio com hospitais e clínicas, esse tipo de iniciativa é de extrema importância para o discente, que inexperiente tem dificuldades em encontrar bons locais para aprendizado. Nesse caso, normalmente, além de um professor supervisor acompanhar o grupo de alunos os profissionais daquele hospital ou clínica especializada em exames radiológicos já possuem experiência para realizar a tutoria dos alunos, o que facilita (e muito!) o processo de aprendizagem.
Porém, nem todos os locais parceiros trabalham na especialidade que o aluno quer atuar, nesses casos, recomendo que o aluno adquira maior experiência no estágio supervisionado e depois procure por si próprio instituições que aceitam estagiários.
Muitos novos estudantes me perguntam se devem levar algum material para consulta em caso de dúvidas no estágio, ou até para anotar algo. Eu indico ter consigo o Manual de Técnicas Radiológicas de Almir Inácio da Nóbrega, ou qualquer guia pequeno de bolso, os preços de modo geral são extremamente acessíveis (Entre R$ 15,00 e R$30,00), Eles não pesam e cabem no bolso do jaleco, por isso não atrapalham a realização dos exames. Esse que indiquei em especial me ajudou, pois, além de trazer a imagem dos posicionamentos radiológicos, também trazia a técnica indicada na máquina de Raio-x (convencional e digital), um glossário de posicionamentos e uma espécie de mini atlas de anatomia humana, caso te reste alguma dúvida de que parte anatômica o médico está solicitando no exame.
De modo geral aqueles indicados no estágio supervisionado pela universidade não são remunerados. Porém, minha indicação é realizar cadastro em sites de estágio, como o NUBE, CIEE, entre outros gratuitos ou até pagos, pois, muitas universidades, assim como a minha, possuem convênios para cadastro gratuitos nesses, como a Catho. No entanto, não espere ganhar o salário de um profissional formado, normalmente será oferecida uma ajuda de custo que incluirá auxílio transporte e vale alimentação, muito valores decepcionam, mas vale a experiência e a oportunidade de efetivação.
6. Eu trabalho em outra área, tenho compromissos financeiros e não posso simplesmente sair dele para um estágio, e agora? É possível estagiar na área sem precisar sair do meu trabalho atual, como organizar meu tempo?
Sim, é possível, mas não é fácil. Quando eu estava na universidade trabalhava em escala 6x1 (6 dias trabalhados, 1 de folga) no primeiro período, estagiava poucas horas aos finais de semana. Depois ingressei em um trabalho na escala 5x2 (5 trabalhados x 2 de folga) e consegui conciliar melhor meu tempo, como meu estágio não era remunerado não podia simplesmente sair do meu trabalho. Em alguns cursos o estágio é no horário da aula, o que não era meu caso, então eu estagiava ou nas horas pós trabalho ou nas folgas, é cansativo, mas não desista!
O estágio em Radiologia é a melhor maneira de descobrir e entender a área. Aplicando conhecimentos. O discente realiza atividades típicas de um profissional em radiologia nas diversas áreas de conhecimento. Realizei aproximadamente 600hrs horas e me formei em 2013, descobri muito com os profissionais que me auxiliaram e me tornei um profissional mais completo.
Guilherme Reis, Formado em 2013 pela Universidade Anhanguera.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos