Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Psicologia: Psicologia Comportamental é uma disciplina do curso superior de Psicologia.
Grato em servir-te, novamente eu trago um texto sobre disciplinas do curso de graduação em psicologia. Nesta disciplina em questão, um recorte sobre o behaviorismo, que é o estudo do comportamento desconsiderando os processos mentais associados.
É uma disciplina que se originou de um movimento chamado behaviorismo, que também é uma corrente teórica que tem como principal expoente os pesquisadores Burrus F. Skinner e John B. Watson.
Tu terás nessa disciplina um contato com um recorte histórico do que foi o movimento do behaviorismo, que originou essa corrente teórica em psicologia. Tu estudarás conceitos acerca dos condicionamentos de comportamento e conceitos como reforço e punição bem como alguns exemplos de aplicabilidade prática dessa corrente teórica profissionalmente.
Na oportunidade que tive de cursá-la em minha instituição ainda existia um laboratório com ratos, um biotério e as caixas de Skinner. Atualmente elas não são mais utilizadas nesse local. Há bastante conteúdo teórico e pode ser aprendido vivenciando-o de modo prático como foi possível pra mim. Com as caixas de Skinner é possível compreender de modo concreto a aplicabilidade das experiências realizadas há tempos atrás por esse cientista.
Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?
Havia muitos relatórios a serem feitos e a professora exigia escrita cursiva. Ela era dotada também de um temperamento singular e uma personalidade forte também, o que ocasionou alguns pequenos embates.
Essa disciplina é ensinada de modo peculiar em cada instituição de ensino superior. No meu caso, fui bastante cobrado na escrita dos relatórios dos experimentos e haviam aulas extras que ocorriam no contexto do laboratório.
Ela foi importante para eu compreender algumas coisas acerca do processo de estar cursando um curso superior. Pude entender que é necessária uma dedicação diferente de um estudo no ensino médio, por exemplo. Afinal, é a profissão que tu escolheste para a tua vida, então me parece que mesmo que não haja convicção na escolha em algum momento, ao menos nas disciplinas tu deves te concentrar ao máximo para captar e te conectar aos conteúdos trazidos ali. Imagina ter que repetir uma disciplina de faculdade no contexto atual, o qual o investimento para estudar num curso superior é tão grande!
Há muitas manifestações de comportamentos condicionados no dia a dia que por vezes nós não captamos. Em diversas relações humanas é possível observá-las, mas talvez a convivência com as crianças seja a situação em que mais seja claro a observação desses fenômenos. Elas aparentam ter uma memória sensacional para certas associações comportamentais consideradas por vezes menos coerentes, como receber um chocolate ou um doce para parar de chorar num determinado tipo de situação. Essa programação mental e comportamental associada a esse expediente utilizado pelos pais pode trazer alguns desafios envolvendo compulsões alimentares na juventude ou na idade adulta.
Minha passagem pela academia cursando a graduação em Psicologia
Penso que ao adentrar uma graduação de psicologia a pessoa imediatamente já está absorvendo energias e informações que começam a transformá-la em um psicólogo ou em uma psicóloga. Essas mudanças por vezes podem ser tão profundas que a própria identidade da pessoa passa a não existir de outras formas que não contemplem, ao menos por um momento, a psicologia. Portanto, é possível que mesmo em situações em que tu não queiras, tu serás reconhecido como psicólogo ou contendo atributos relacionados a um profissional dessa área, mesmo tu estando fazendo outra coisa qualquer sem relação alguma com esta profissão. Pense nisso.
Gratidão.
Alexandre Herzog, Psicólogo CRP 07/21518, graduado pela FACCAT, RS.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos