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Faculdade de Psicologia: Práticas Psicológicas é uma disciplina do curso superior de Psicologia.
Este tema faz referência à disciplina de psicologia comunitária como requisito para a formação de psicólogos, como ferramenta de trabalho e autoconhecimento para desenvolver o ser humano inserido em uma comunidade; que podemos chamar de família, escola, sociedade instituição de trabalho.
Sou Psicóloga formada pala Unipaulistana (Centro Universitário Paulistano) em São Paulo, e Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Doutoranda da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Este tema brota da experiência que me tocou quando cursei uma parte da Graduação em psicologia na Universidade Caxias do Sul (UCS), e entre as disciplinas havia a de Psicologia Comunitária. A matéria era obrigatória com um semestre de aula com a duração de 1:30h cada aula.
Esta se preocupa com a saúde. Podemos defini-la como a integração biopsicossocial, ou ainda como o bem estar biopsicossocial, isto não significa ausência de doença.
A saúde biopsicossocial só acontece com a prevenção, e só pode ser realizada em nível de prevenção, que inclui a prevenção primária, área da prevenção e o diagnóstico.
Quando falo de diagnóstico, quero falar da higiene mental, cabe ao psicólogo aplicar o princípio da indagação e da ação, pois a investigação e a indagação caminham juntas.
Todavia, o objetivo da Higiene Mental, busca o desenvolvimento dos sujeitos da comunidade, e não só interesse em ausência de doenças. Pensar no doente, mas pensa em prevenir as doenças e os sofrimentos para evitar intervenções desnecessárias.
A psicologia Comunitária estuda o ser humano em movimento. É uma nova forma de pensar e praticar psicologia, distinta da tradicional que só dava atendimento para acadêmicos e/ou pessoas de elite econômica.
Aprendi que a função do psicólogo clínico, não deve ser basicamente a terapia, mas sim a saúde pública e incorporar dentro dela a Higiene mental. Mais do que nunca em nossos tempos atuais vivemos uma poluição mental, da tecnologia, da politica, da economia, enfim de várias situações que afetam o ser humano, bem como a educação e a saúde.
Higiene mental é a que promove o equilíbrio entre a razão e a emoção, caso contrário às doenças emocionais e mentais se alastram. O papel do cuidado inicia desde a família que é a célula da sociedade. Se esta célula for descuidada teremos uma sociedade doente e perderemos os parâmetros da ser humano como humano. Esta é uma situação preocupante, melhor é cuidar, prevenir do que combater as doenças.
Todavia o serviço comunitário diz respeito ao atendimento a saúde física, mental, social visando à manutenção da saúde e não apenas o tratamento. Basta para em uma farmácia e observar o que o cidadão compra, são caixas e mais caixas de psicotrópica tarja preta. A sociedade esta doente é assim que percebo.
A família é a base para a saúde emocional e social do ser humano, elas precisam do necessário para sua organização interna e externa, trabalho, estudo lazer. Percebo em minha profissão o funcionamento perturbado de muitas famílias com problemas econômicos e sociais. Esta disciplina trouxe a importância de perceber e estar atenta ao funcionamento e ao reconhecimento dos problemas que afetam o sujeito.
O conteúdo que tenho estudado foi muito importante para mim, estudei:
1- Objetivos da saúde comunitária.
2- As qualidades primárias da saúde mental.
3- O papel do psicólogo na comunidade.
4- A teoria das crises: enfoque comunitário.
5- Saúde familiar no meio rural e urbano.
6- O trabalho e a saúde mental
7- O sistema da saúde convencional X Comunitária
8- Fazer um trabalho comunitário. Elaboração de um projeto de pesquisa em Psicologia comunitária
As dificuldades encontradas foram as umas dinâmicas usadas em sala de aula
Muito interessantes para desconstruir as crenças, sobre o tema, e tinha momentos que o professor apelava de forma a me ajudar no autoconhecimento, ficava apreensiva, mas logo entendia o que ele estava comunicando, expressando para a formação dos alunos e o entendimento do conteúdo.
A disciplina, a presença em sala de aula, o respeito mutuo, o valorizar cada colega em suas colocações, questionamentos.
Este curso contribuiu no desenvolvimento de uma visão global da saúde publica, mediante o estudo das vá tipos de comunidades como: comunidade tipo; este termo foi usado para estudar uma comunidade de integração e desintegração, ou seja; a relação entre desenvolvimento econômico e social, tecnológico, e a ruptura doas normas antigas com a qual uma comunidade pode passar de uma condição de integrada para a condição de desintegrada.
Além da visão da comunidade tipo, estudei também a comunidade folk que é a comunidade que se encontra na situação de uma organização primitiva, analfabeta, homogenia, dedicada, ao autoconsumo, solidária, grupal, forte sentimento de pertença. E a terceira comunidade, é a comunidade industrializada. A diferença entre as comunidades é que a comunidade Folk, possui uma identidade grupal ou comunitária, enquanto que a comunidade industrializada desenvolve uma identidade individualizada.
Aprendi que a coesão, desintegração e integração, são três tipos de estruturas que encontramos tanto nas organizações da personalidade como nas comunidades e/ou grupos e instituições.
Para mim percebo o quanto é importância a Psicologia para a Comunidade Humana “sociedade” em tempos atuais, quando a pessoa tem muitos sofrimentos que afligem emocionalmente, economicamente e no sentido anímico. Carece um trabalho a favorecer cada vez mais o apoio para a comunidade poder caminhar com higiene mental, tão necessária aos nossos dias, que afetam as famílias, as crianças, os jovens e adultos. Já esta se fazendo muitas coisas, mas ainda carece especialmente no que se refere à saúde pública.
A Universidade Caxias do Sul (UCS) oferece vários cursos, diurnos, noturnos, integral, presencial e cursos livres. Estudo levado a sério. Foi muito importante para mim no tempo que lá estudei, dando continuidade depois em São Paulo até o momento presente.
Maria Helena Brandalise. Pós-Graduação em Práticas Clinicas , Mestrado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUCSP. 2003. Doutoranda Universidade Federal de São Paulo. UNIFESP.
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