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Faculdade de Psicologia: Práticas Psicológicas

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Faculdade de Psicologia: Práticas Psicológicas é uma disciplina do curso superior de Psicologia.



Este tema faz referência à disciplina de psicologia comunitária como requisito para a formação de psicólogos, como ferramenta de trabalho e autoconhecimento para desenvolver o ser humano inserido em uma comunidade; que podemos chamar de família, escola, sociedade instituição de trabalho.

Sou Psicóloga formada pala Unipaulistana (Centro Universitário Paulistano) em São Paulo, e Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Doutoranda da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Este tema brota da experiência que me tocou quando cursei uma parte da Graduação em psicologia na Universidade Caxias do Sul (UCS), e entre as disciplinas havia a de Psicologia Comunitária. A matéria era obrigatória com um semestre de aula com a duração de 1:30h cada aula.

O que é a psicologia comunitária?

Esta se preocupa com a saúde. Podemos defini-la como a integração biopsicossocial, ou ainda como o bem estar biopsicossocial, isto não significa ausência de doença.

A saúde biopsicossocial só acontece com a prevenção, e só pode ser realizada em nível de prevenção, que inclui a prevenção primária, área da prevenção e o diagnóstico.

Quando falo de diagnóstico, quero falar da higiene mental, cabe ao psicólogo aplicar o princípio da indagação e da ação, pois a investigação e a indagação caminham juntas.

Todavia, o objetivo da Higiene Mental, busca o desenvolvimento dos sujeitos da comunidade, e não só interesse em ausência de doenças. Pensar no doente, mas pensa em prevenir as doenças e os sofrimentos para evitar intervenções desnecessárias.

A psicologia Comunitária estuda o ser humano em movimento. É uma nova forma de pensar e praticar psicologia, distinta da tradicional que só dava atendimento para acadêmicos e/ou pessoas de elite econômica.

Aprendi que a função do psicólogo clínico, não deve ser basicamente a terapia, mas sim a saúde pública e incorporar dentro dela a Higiene mental. Mais do que nunca em nossos tempos atuais vivemos uma poluição mental, da tecnologia, da politica, da economia, enfim de várias situações que afetam o ser humano, bem como a educação e a saúde.

Higiene mental é a que promove o equilíbrio entre a razão e a emoção, caso contrário às doenças emocionais e mentais se alastram. O papel do cuidado inicia desde a família que é a célula da sociedade. Se esta célula for descuidada teremos uma sociedade doente e perderemos os parâmetros da ser humano como humano. Esta é uma situação preocupante, melhor é cuidar, prevenir do que combater as doenças.

Todavia o serviço comunitário diz respeito ao atendimento a saúde física, mental, social visando à manutenção da saúde e não apenas o tratamento. Basta para em uma farmácia e observar o que o cidadão compra, são caixas e mais caixas de psicotrópica tarja preta. A sociedade esta doente é assim que percebo.

A família é a base para a saúde emocional e social do ser humano, elas precisam do necessário para sua organização interna e externa, trabalho, estudo lazer. Percebo em minha profissão o funcionamento perturbado de muitas famílias com problemas econômicos e sociais. Esta disciplina trouxe a importância de perceber e estar atenta ao funcionamento e ao reconhecimento dos problemas que afetam o sujeito.

O conteúdo

O conteúdo que tenho estudado foi muito importante para mim, estudei:

1- Objetivos da saúde comunitária.

2- As qualidades primárias da saúde mental.

3- O papel do psicólogo na comunidade.

4- A teoria das crises: enfoque comunitário.

5- Saúde familiar no meio rural e urbano.

6- O trabalho e a saúde mental

7- O sistema da saúde convencional X Comunitária

8- Fazer um trabalho comunitário. Elaboração de um projeto de pesquisa em Psicologia comunitária

Dificuldades e contribuição do curso.

As dificuldades encontradas foram as umas dinâmicas usadas em sala de aula

Muito interessantes para desconstruir as crenças, sobre o tema, e tinha momentos que o professor apelava de forma a me ajudar no autoconhecimento, ficava apreensiva, mas logo entendia o que ele estava comunicando, expressando para a formação dos alunos e o entendimento do conteúdo.

A disciplina, a presença em sala de aula, o respeito mutuo, o valorizar cada colega em suas colocações, questionamentos.

Este curso contribuiu no desenvolvimento de uma visão global da saúde publica, mediante o estudo das vá tipos de comunidades como: comunidade tipo; este termo foi usado para estudar uma comunidade de integração e desintegração, ou seja; a relação entre desenvolvimento econômico e social, tecnológico, e a ruptura doas normas antigas com a qual uma comunidade pode passar de uma condição de integrada para a condição de desintegrada.

Além da visão da comunidade tipo, estudei também a comunidade folk que é a comunidade que se encontra na situação de uma organização primitiva, analfabeta, homogenia, dedicada, ao autoconsumo, solidária, grupal, forte sentimento de pertença. E a terceira comunidade, é a comunidade industrializada. A diferença entre as comunidades é que a comunidade Folk, possui uma identidade grupal ou comunitária, enquanto que a comunidade industrializada desenvolve uma identidade individualizada.

Aprendi que a coesão, desintegração e integração, são três tipos de estruturas que encontramos tanto nas organizações da personalidade como nas comunidades e/ou grupos e instituições.

Para mim percebo o quanto é importância a Psicologia para a Comunidade Humana “sociedade” em tempos atuais, quando a pessoa tem muitos sofrimentos que afligem emocionalmente, economicamente e no sentido anímico. Carece um trabalho a favorecer cada vez mais o apoio para a comunidade poder caminhar com higiene mental, tão necessária aos nossos dias, que afetam as famílias, as crianças, os jovens e adultos. Já esta se fazendo muitas coisas, mas ainda carece especialmente no que se refere à saúde pública.

Sobre a faculdade

A Universidade Caxias do Sul (UCS) oferece vários cursos, diurnos, noturnos, integral, presencial e cursos livres. Estudo levado a sério. Foi muito importante para mim no tempo que lá estudei, dando continuidade depois em São Paulo até o momento presente.

Maria Helena Brandalise. Pós-Graduação em Práticas Clinicas , Mestrado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUCSP. 2003. Doutoranda Universidade Federal de São Paulo. UNIFESP.



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