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Faculdade de Psicologia: Comportamento Humano nas Organizações é uma disciplina do curso superior de Psicologia.
Essa é uma disciplina importante para a área administrativa de vários cursos como Engenharia de Produção, Psicologia, Administração Pública, Economia, etc. Que ensina a conceituar o comportamento organizacional. Sendo geralmente uma matéria optativa ela pode ter a carga horaria variável entre 30 e 90 horas semestrais ou mensais. No meu caso foi optativa de 60 horas mensais.
O que é comportamento humano nas organizações?
É o estudo das diferentes formas de nossos pensamentos e ações dentro das organizações/empresas, e de cada evolução do pensamento administrativo ao longo dos séculos. Basicamente é também, uma grande análise crítica sobre a teoria da administração. Estudando a motivação, liderança e comprometimento organizacional, com objetivo introduzir o conceito de comportamento humano nas organizações, bem como, compreender a importância do mesmo para a realização dos objetivos organizacionais.
Como dito anteriormente essa disciplina é uma análise da teoria da administração, sendo assim, sua abrangência contém muita leitura envolvendo desde unidades e tópicos como: fundamentos do comportamento humano nas organizações, relações de poder e política, conflitos, estrutura organizacional, evolução do pensamento administrativo, os conceitos e aplicações da motivação, comportamento de grupo e trabalho de equipe, os valores, comportamentos e diferenças individuais, mudanças organizacionais, liderança e confiança, gestão da diversidade, stress e disfunções do trabalho, desempenho e recompensas.
Até temas mais voltados para o Brasil como o de cultura empresarial brasileira. Nesse estudo se vê bastante que para entender a organização, precisa-se ante mão entender os indivíduos que fazem parte dela, pois estes interferem no comportamento da empresa.
Nessa parte já se encontra tópicos como: sociabilidade, estabilidade emocional, abertura, extroversão, consciência e meticulosidade, teoria da sombra e fatores que influencia a percepção do indivíduo. – mas não necessariamente nessa ordem – dentro do tema “percepção” tem várias vertentes, - que faria esse texto ter dúzias de páginas, então vamos resumir! – inicialmente encontra-se três fatores centrais, os fatores de situação, os fatores do alvo e os fatores do observador.
Um tanto confuso não é? Pois bem, deixo essa tarefa para você caro leitor, pesquise sobre os fatores que influenciam na nossa percepção, – organizacionalmente falando, não esqueça. – isso pode lhe adiantar na disciplina.
Teóricas, mais com bastantes recursos digitais. Como vídeos-aulas, documentários, entrevistas em grandes empresas. Depende do professor usar tais recursos. Mas geralmente essa matéria está predominantemente usada em apostilas e livros e nestas se encontram autores como: Freitas, Chanlat, Zavattaro, Robbins, Vecchio, entre outros.
Dificuldades sempre podem aparecer, ainda mais se tratando de uma matéria abrangente como esta. Comigo a dificuldade foi maior na assimilação e compreensão dinâmica entre os três níveis de análise comportamental com as perspectivas do comportamento humanos nas organizações, – tendo uma empresa real como objeto de estudo - para então explicar em um seminário.
Em sala de aula é possível que se tenha várias atividades avaliativas como eu tive. Seminários, provas, pesquisas de campo, debates e participações em estudos dirigidos. No geral espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a importância da analise comportamental dos indivíduos em uma organização. Recomendo que não tenha medo de chegar no professor e tirar suas dúvidas, – como muito já vi acontecer – pois assim a absolvição do conteúdo para momentos futuros como as avaliações estará comprometida – pra não dizer que possivelmente sua nota será baixa -. Também recomendo que não tenha medo de pesquisar, pelo contrário, desenvolva esse hábito o mais rápido possível!
Eu achei de grande importância. Uma vez que nos ensina como refletir de maneira mais crítica sobre os processos e as práticas administrativas e compreender os comportamentos individuais, grupais e organizacionais. Uma matéria boa de se ler, embora as vezes pareça cansativa em certos tópicos como gestão da diversidade e stress e disfunções do trabalho. Mas se tiver um pouquinho a mais de dedicação tudo será resolvido. Eu gostei da matéria e creio que ela me será muito útil no mercado de trabalho. Espero que meu caro leitor também goste. Bons estudos!
Layse Muryere G. Marques, acadêmica Ciências Econômicas - UNIASSELVI
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