Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Disciplina Zoonoses é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
Uma das disciplinas mais importantes que estudamos na faculdade. Principalmente por ser amplamente multidisciplinar e envolver conhecimentos de saúde pública, epidemiologia, patologia, entre outras.
Tanto se fala hoje em doenças emergentes e reemergentes, você sabe o que são? Na sua maioria são zoonoses. As doenças emergentes são as novas doenças, como novos sintomas e um novo agente infeccioso, já as reemergentes são doenças que já haviam sido controladas voltando a atingir os seres humanos e animais.
Nós estudantes sabemos que se conseguirmos desvendar a origem da palavra (etimologia), já damos um grande passo na compreensão do assunto. Portanto, a palavra zoonose é composta pelo prefixo “zoo”, que significa animal, e o sufixo “nosos”, que significa doença. Ambos de origem grega. Ou seja, literalmente pode ser entendido como doença dos animais.
Então é nessa disciplina que estudamos as doenças que acometem os animais, incluindo o homem. Tais doenças são ditas infecciosas, ou seja, contagiosas, transmissíveis.
São causadas por agentes infecciosos, dentre eles: vírus, bactérias, fungos, protozoários, príons, rickéttsias ou ácaros.
Podem ser classificadas em:
São muitas as doenças a serem estudadas, acometendo várias espécies e envolvendo muito conteúdo didático. Então geralmente se estuda um tipo de doença ou grupos de doenças semelhantes a cada aula.
Quais as dificuldades que encontrei no estudo das zoonoses?
O conteúdo é muito extenso e demanda muito material para decorar. São muitos nomes de doenças, sinônimos, espécies afetadas, agentes etiológicos, sintomas, diagnósticos, métodos de tratamento e prevenção, entre outros.
Todo esse conteúdo precisa ser apendido e decorado e demanda esforço e muito tempo de estudo.
Como geralmente se estuda ao mesmo tempo 6 a 8 disciplinas por período e todas com muito conteúdo, quando mais exige da nossa memória mais desgastante é a matéria.
Geralmente as provas são difíceis por envolverem muito material que exige a memória. São poucos os casos clínicos. Geralmente as perguntas envolvem a correlação da doença com seus sintomas, patogenia, diagnósticos, vetores, espécies afetadas, tratamento e sobretudo os nomes científicos dos agentes infecciosos.
A contribuição desta disciplina tanto no desenvolvimento do curso quando da nossa vida profissional é fundamental. Claro que existem muitas outras doenças que também estudamos em outras disciplinas (doenças parasitárias, metabólicas, ou mesmo as infecciosas que não são zoonoses). Mas essa disciplina nos ensina a respeitar não só a vida dos animais, nossos pacientes, quanto a do ser humano, nossos clientes.
Por serem doenças transmissíveis entre os animais, incluindo o homem, cabe a nós enquanto profissionais da área de saúde alertar a população quanto aos riscos envolvidos e as formas de prevenção.
Garantir a saúde dos animais e, como consequência também o bem estar da comunidade, de forma geral.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos