Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Ornitopatologia é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
Essa disciplina ocorre no ciclo profissional da faculdade de medicina veterinária, geralmente no 8º período.
É uma disciplina com conteúdo específico, muito importante e integrado a avicultura (disciplina que estuda a criação das aves em cativeiro para produção de carne para consumo).
É a ciência que estuda e pesquisa sobre as doenças das aves.
Tópicos estudados em Ornitopatologia
O conteúdo programático da disciplina envolve: Etiologia, epidemiologia, sintomas clínicos, diagnóstico clínico, achados anatomopatológicos, tratamentos, normas de biossegurança, controle e profilaxia das doenças infecciosas, parasitárias, tóxicas, metabólicas e nutricionais das aves.
Os tópicos estudados são:
Metodologia de ensino
A disciplina é ministrada em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas dispõem de muito conteúdo audiovisual (multimídia) e as aulas práticas envolvem as técnicas de necropsia e de pesquisa de achados macroscópicos no “post mortem”.
A grande dificuldade do curso, para mim, foi lidar com as aves. Embora já tivesse intimidade com galinhas, e até ter visto minha mãe e avó matarem várias para o consumo doméstico, quando chegou a minha vez no curso de sacrificar uma delas eu confesso que travei. Não tive coragem. O professor ensinando a técnica de torcer a cabeça rapidamente para um sacrifício humanizado, mas nem todos tiveram a coragem de fazer. Mas a experiência foi importante.
Também ressalto a falta de afinidade com o assunto, que só hoje com mais maturidade vejo que perdi boas oportunidade profissionais se tivesse tido mais interesse pela disciplina.
Nas provas da disciplina os professores costumam cobrar muito as doenças infecciosas, que são de suma importância para a produção avícola, bem como para a sanidade animal e humana. Geralmente são questões discursivas que envolvem tanto raciocínio na forma de casos clínicos como alguma memorização de conteúdo (que geralmente é passado em forma de dica durante as aulas, então é melhor não faltar a nenhuma).
Confesso que para quem não se interessa por aves, é uma disciplina meio enfadonha.
Mas considerando que o Brasil é atualmente o segundo maior produtor e o maior exportador de mundial de carne de frango, representa uma boa área de atuação para os futuros profissionais veterinários.
Por isso é importante reconhecer a importância das enfermidades que acometem as aves domésticas e o impacto dos riscos das doenças emergentes de grande difusão, bem como o papel que as afecções exercem na Medicina Veterinária preventiva visando a saúde humana.
Principalmente sabendo que já algumas doenças são zoonoses, como a gripe aviária causada pelo vírus influenza (H5N1 e, mais recentemente, o H7N9). Já houveram problemas no passado houveram casos e recentemente corremos o risco de ter uma nova pandemia. É importante conhecer os riscos e ficar atento.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos