Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Métodos de Pesquisa é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
Você deve estar se perguntando: Como assim? Pois é, você sabia que ao final do seu curso vai precisar fazer um estágio supervisionado e apresentar uma monografia de conclusão de curso?
Então, o interessante de já saber disso quando entramos na faculdade é poder se preparar para o que está por vir. O final da faculdade geralmente é mais atribulado. Podem haver matérias pendentes ou excesso de atividades, como estágio supervisionado, monitoria, oportunidades profissionais e até mesmo estresse pelos anos de dedicação e pela pressão de estar entrando no mercado de trabalho.
Saber como pesquisar pode te ajudar a despertar o interesse por algum assunto e facilitar a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso, sem deixar tudo para o final da faculdade.
A pesquisa pode ser uma atividade bastante prazerosa. Basta você encarar como fonte de conhecimento, de aprofundamento em um assunto da sua preferência. Afinal, foi você quem escolheu cursar medicina veterinária, não é mesmo?
Quando falamos em método, nos referimos a forma como escolhemos proceder de forma organizada e objetiva para descrever, explicar alguma coisa.
Sendo assim, os métodos de pesquisa servem para nos ajudar a investigar informações sobre determinado assunto, possibilitando descrevê-lo e explica-lo da melhor forma possível, com base na sua natureza e nas suas relações com o ambiente.
Basicamente são dois os métodos de pesquisa (investigação): Quantitativo e qualitativo. O método quantitativo visa obter dados mais objetivos, com base nas técnicas de estatística, garantindo a precisão dos resultados. Já o método qualitativo, busca uma forma mais adequada de entender a natureza do objeto de estudo.
Não existe uma disciplina voltada apenas para o ensino dos métodos de pesquisa na faculdade de medicina veterinária. Algumas universidades até dão como disciplinas optativas, mas envolvendo outros conteúdos como a Metodologia do trabalho científico por exemplo.
Mas existem orientações, normas técnicas e você também pode pesquisar sobre o assunto para se inteirar mais e entender como pode te ajudar.
Acho que a maior dificuldade é que a maioria de nós não gosta de ler. Não nos foi estimulado o hábito da leitura ainda na infância. E isso dificulta bastante no entendimento, na escolha e na execução do método de pesquisa.
Além de ter que ler bastante, você ainda terá que criar seus próprios textos originais. Ou seja, deverá interpretar os autores lidos, mas não se esquecendo de citá-los em sua revisão bibliográfica.
Depois ainda terá que escrever, outra atividade que a maioria das pessoas não desenvolve antes da faculdade. E na era digital em que vivemos, cada vez mais desaprendemos a escrever.
A Monografia de conclusão de curso, para a qual fazemos nossas escolhas de conteúdo e método de pesquisa, é avaliada por uma banca de professores. Um deles é seu orientador. Ou seja, o professor que você escolheu com base no seu tema/disciplina e também por afinidade. E os outros 3 são escolhidos por vocês e pela faculdade.
Um deles, inclusive, vai avaliar a fundo os métodos de pesquisa e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para monografias e trabalhos científicos. As normas dizem como você deve diagramar o seu trabalho, com a distância do texto das margens, tipo e tamanho da letra, numeração de página, como dividir os tópicos do trabalho e como fazer as referências bibliográficas etc.
O conteúdo conta muito, mas a forma como você elaborou a sua monografia, dentro das normas, conta tanto quanto (dependendo de quem for participar da sua banca).
É inevitável. Todo mundo terá que se esforçar para entender e aplicar os métodos de pesquisa na elaboração da monografia e concluir o seu curso.
Alguns dão mais sorte na escolha do tema e do orientador, quando já existe uma pesquisa em andamento. Assim facilita muito na elaboração do trabalho.
Mas nem todos tem a mesma sorte e no final das contas fazer um bom trabalho pode até lhe gerar frutos para o futuro, como uma oportunidade de colocação no mestrado após a faculdade.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos