Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Laboratório Clínico é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
Lembra da disciplina de bioquímica que você cursou ainda no ciclo básico da faculdade e queria saber por que você tinha que aprender (ou reaprender) toda aquela química? Achou que tinha se livrado dessa matéria lá no colégio, não?
Pois é, não mesmo. Na disciplina de laboratório clínico, também conhecida como Patologia Clínica, você vai ver toda aquela bioquímica na prática. E muito mais.
Essa disciplina do ciclo profissional da faculdade, faz a conexão do médico veterinário com os exames laboratoriais para análises diversas das secreções corporais (sangue, urina, fezes etc).
É mais uma daquelas disciplinas cheias de conteúdo e que, se der o azar de pegar um professor exigente, pode se preparar para estudar muito se não quiser repetir.
Mas a essa altura da faculdade, dificuldade já não é mais surpresa para você, não é? E ser um profissional da área da saúde requer esforço mesmo, é muita responsabilidade nas nossas mãos.
Laboratório clínico, ou Patologia Clínica, é a disciplina onde são estudas as diversas técnicas laboratoriais de diagnóstico, os equipamentos e materiais necessários, bem como os métodos corretos para a coleta de material (secreções e produtos dos animais como sangue, pele, fezes, exsudatos, urina etc).
Em geral, o conteúdo programático da disciplina envolve:
Nessa disciplina assistimos aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas sempre contam com ajuda de recursos de multimídia, apoio bibliográfico e até imagens de microscopia projetadas.
Já as aulas práticas acontecem tanto para aprendizado da coleta dos materiais, com contato direto com os animais (retirar sangue, fazer raspados de pele etc), quanto no laboratório aprendendo a preparar e realizar as técnicas de análises.
Pode ter certeza que todo mundo põe a mão na massa e é cobrado para isso.
Além das muitas horas de estudo necessárias para compreender e memorizar todo o extenso conteúdo, existem mais dois quesitos que dificultam muito a matéria, ao meu ver. São eles:
As provas dessa disciplina também são teóricas e práticas. E ainda, dependendo do professor, orais. Mas com certeza terão 3 componentes: Muita bioquímica, muita memorização e demonstração das habilidades adquiridas no laboratório.
Sem dúvida do ciclo profissional da faculdade até nos tornarmos profissionais da área médica (veterinária), o conhecimento em patologia clínica é muito importante.
Mesmo para quem não vai se tornar um especialista (Patologista Clínico Veterinário) e trabalhar em laboratórios (o que requer muito estudo e especialização), existem conhecimentos fundamentais para qualquer profissional veterinário, principalmente para os que pretendem se tornar clínicos (seja em pequenos ou grandes animais): Um deles é saber coletar o material para análise laboratorial (a coleta de material – com acondicionamento adequado - é muito importante para o bom resultado da análise no laboratório); Também é necessário entender e saber interpretar os resultados das análises, explicando de forma prática para os clientes; Além disso, alguns procedimentos simples nós mesmos podemos fazer no nosso consultório (como raspados de pele para pesquisa de sarna, por exemplo), sendo mais rápido e barato.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos