Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Disciplina Semiologia é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
É a disciplina onde aprendemos a examinar e entender o que se passa com os animais. É muito prazerosa e aproxima o estudante da vida profissional. Requer muito estudo e atenção, pois o aprendizado é praticamente todo voltado para a vida prática do médico veterinário.
As provas costumam envolver casos clínicos, com mais raciocínio do que “decoreba”. Embora seja recheada de termos técnicos que devemos aprender. Por isso é importante prestar muita atenção nas aulas teóricas e práticas, pois geralmente os professores dão como exemplo algum conteúdo da prova.
Porém, mais importante do que simplesmente passar na disciplina é passar com conhecimento, sabendo usar na prática o que foi ensinado no curso.
A semiologia ou propedêutica clínica é o conjunto de procedimentos através dos quais é possível se chegar a um possível diagnóstico. É o estudo da interpretação dos sinais e sintomas, através de avaliações físicas e exames clínicos.
Os sinais são observações objetivas, mensuráveis, palpáveis, como uma elevação na pele ou um tumor. Já os sintomas são mais subjetivos, comuns a várias lesões, mas são mais amplos e mais importantes que os sinais. Um exemplo de sintoma é a dor (causa por um tumor).
No estudo dos sinais e sintomas e no auxílio ao diagnóstico, são utilizados vários métodos e técnicas. Podem variar desde procedimentos práticos, que dependem dos sentidos do profissional, até a exames mais invasivos e cruentos.
O exame do animal, quando chega ao consultório do veterinário, pode ser subjetivo e objetivo. Um complementa o outro.
O exame subjetivo é aquele que envolve o que o cliente (o dono do animal) relata ao veterinário, através do histórico, a queixa principal (dor abdominal há 3 dias ou diarreia) e a anamnese (as perguntas feitas pelo profissional durante a consulta.
Já o exame objetivo, que pode ser feito junto com o subjetivo, envolve:
Com o animal devidamente contido, é possível passar para o exame físico, também chamado de semiotécnico, que é a parte da semiologia onde é feita a investigação dos sinais e sintomas. Os métodos são:
- Meios de Exploração Clínica (MEC), que são os que envolvem os sentidos, são:
- Exames complementares, que exigem mais do que os sentidos humanos. São feitos através de técnicas especiais e/ou aparelhos, como:
Após a investigação dos sinais e sintomas, associado aos exames subjetivos e os resultados dos exames complementares, é confirmada ou não a suspeita clínica e o profissional, devidamente embasado, chega a uma conclusão.
O diagnóstico, de acordo com a base para o raciocínio, pode ser: Sintomático, etiológico, medicamentoso, etiológico, dedutivo, provável ou presuntivo, comparativo e/ou intuitivo.
Com base no diagnóstico é concluído também o prognóstico. Ou seja, se há chance de cura. Pode ser: favorável, reservado ou desfavorável.
Durante o curso, é amplamente discutido o uso destes métodos de avaliação dos sinais e sintomas através de:
Embora os clientes (donos dos animais) possam explicar o que está acontecendo, é comum a maioria omitir detalhes e muitas vezes reduzir o tempo em que o animal vem apresentando sinais e sintomas.
Muitas vezes por que desconhecem e outros em uma tentativa de encobrir o fato de não ter podido trazê-lo antes para uma consulta. Atitudes que muitas vezes acabam por prejudicar o diagnóstico e um possível tratamento, podendo até levar a morte do animal.
Por isso, na ausência de comunicação verbal entre o veterinário e os pacientes (os animais), é muito importante conhecer a semiologia e saber aplicar na prática os ensinamentos.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos