Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Biossegurança

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Biossegurança é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



Um dos aspectos mais importantes da nossa profissão e que devemos sempre levar em consideração são os riscos envolvidos nas atividades diárias. Esses riscos, também conhecidos como perigos, ocorrem na forma de acidentes e podem acometer tanto a nós estudantes ou profissionais da saúde, como aos animais, aos donos dos animais e a qualquer pessoa envolvida no processo (técnicos, assistentes, tosadores etc).

Quem nunca se cortou acidentalmente manipulando uma faca ou mesmo com papel? Ou se feriu com uma agulha? Tomou sol demais e ficou com queimaduras na pele? O se expos a riscos sem perceber a sua gravidade e de forma desnecessária?

Por isso essa disciplina é importante e deve ser levada a sério e com responsabilidade por todos, mas principalmente pelos profissionais da área de saúde, que atuam como propagadores da informação.

O que é biossegurança?

Pela etimologia da palavra (o estudo da sua origem), biossegurança é uma palavra composta pelo prefixo bio, que provém do radical grego “bio” cujo significado é “vida” e da palavra segurança, que vem do latim “Secura”, que pode ser interpretado como “garantido, sem temor”. Ou seja, etimologicamente falando seu significado é “vida livre de perigo”.

Portanto podemos entender a biossegurança como um conjunto de medidas, procedimentos, estudos que visam o controle de riscos que possam representar um perigo para a vida.

O que se estuda nesta matéria?

Embora não seja uma matéria eletiva da faculdade, em diversas disciplinas estudamos aspectos importantes de biossegurança, que devem ser fixados e levados em consideração durante toda a nossa trajetória acadêmica e profissional.

São estudadas basicamente as formas de prevenção contra os riscos de acidentes, que podem ter origem:

  • Física – agentes cortantes e perfurantes, como os próprios instrumentos utilizados na rotina de trabalho (bisturis, agulhas); agentes térmicos causando queimaduras (frio ou calor excessivo). Corpos estranhos (como deixar agulhas descartáveis ao alcance dos animais, podendo ser ingeridos ou causar ferimentos).
  • Química – agentes químicos como produtos tóxicos ou venenos, ações medicamentosas por uso indevido ou excessivo, entre outros. Seus mecanismos de ação devem ser conhecidos para que possam ser ministrados antídotos ou corretivos, eliminando o risco.
  • Biológica - agentes biológicos infecciosos, como as zoonoses. Doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem, altamente contagiosas, representando riscos para todos os envolvidos (profissional, donos, animais, prestadores de serviço). Devem ser conhecidas e estudadas, para que possam ser devidamente tratadas e prevenidas.

Como são as aulas?

Tanto nas aulas teóricas quanto práticas, quanto há menção ou necessidade de abordar o tema (biossegurança), são analisadas as causas (riscos, perigos) e os métodos de prevenção.

Estudar biossegurança sempre envolve a análise do risco e consequência, bem como das melhores formas de se prevenir ou corrigir o problema.

As principais disciplinas que envolvem biossegurança (embora o risco esteja presente a todo momento) são:

  • Disciplinas que envolvem manipulação de material infectado, como Laboratório, doenças infecciosas, patologia clínica, anatomia patológica etc.
  • Disciplinas que envolvem uso de instrumentos cortantes e perfuro-cortantes como clínica, semiologia, anatomia patológica, técnicas cirúrgicas, cirurgia etc.
  • Nas aulas práticas, estágios curriculares, atividades de pesquisa.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Geralmente as provas são dissertativas e cobram o assunto na forma de casos clínicos ou com uma abordagem direta, pergunta quais os riscos envolvidos em determinada situação e quais as formas de preveni-lo.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Todo bom profissional deve ser responsável e ciente dos risos envolvidos em suas atividades profissionais. Por isso os conhecimentos de biossegurança são fundamentais no seu dia-a-dia, seja qual for a sua área de atuação ou mesmo na sua vida pessoal.

A segurança dos profissionais da área de saúde, em geral, depende muito dos seus conhecimentos em biossegurança. Esses conhecimentos também se estendem aos animais, seus pacientes, e aos seus donos, seus clientes. Bem como qualquer membro da sua equipe.

A responsabilidade primordial do médico veterinário, expressa inclusive em seu juramento, é de preservar não só o bem estar dos animais, como também do homem e, por isso, seus conhecimentos de biossegurança devem ser estendidos também a comunidade em que vive.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.