Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Biossegurança é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
Um dos aspectos mais importantes da nossa profissão e que devemos sempre levar em consideração são os riscos envolvidos nas atividades diárias. Esses riscos, também conhecidos como perigos, ocorrem na forma de acidentes e podem acometer tanto a nós estudantes ou profissionais da saúde, como aos animais, aos donos dos animais e a qualquer pessoa envolvida no processo (técnicos, assistentes, tosadores etc).
Quem nunca se cortou acidentalmente manipulando uma faca ou mesmo com papel? Ou se feriu com uma agulha? Tomou sol demais e ficou com queimaduras na pele? O se expos a riscos sem perceber a sua gravidade e de forma desnecessária?
Por isso essa disciplina é importante e deve ser levada a sério e com responsabilidade por todos, mas principalmente pelos profissionais da área de saúde, que atuam como propagadores da informação.
Pela etimologia da palavra (o estudo da sua origem), biossegurança é uma palavra composta pelo prefixo bio, que provém do radical grego “bio” cujo significado é “vida” e da palavra segurança, que vem do latim “Secura”, que pode ser interpretado como “garantido, sem temor”. Ou seja, etimologicamente falando seu significado é “vida livre de perigo”.
Portanto podemos entender a biossegurança como um conjunto de medidas, procedimentos, estudos que visam o controle de riscos que possam representar um perigo para a vida.
Embora não seja uma matéria eletiva da faculdade, em diversas disciplinas estudamos aspectos importantes de biossegurança, que devem ser fixados e levados em consideração durante toda a nossa trajetória acadêmica e profissional.
São estudadas basicamente as formas de prevenção contra os riscos de acidentes, que podem ter origem:
Tanto nas aulas teóricas quanto práticas, quanto há menção ou necessidade de abordar o tema (biossegurança), são analisadas as causas (riscos, perigos) e os métodos de prevenção.
Estudar biossegurança sempre envolve a análise do risco e consequência, bem como das melhores formas de se prevenir ou corrigir o problema.
As principais disciplinas que envolvem biossegurança (embora o risco esteja presente a todo momento) são:
Geralmente as provas são dissertativas e cobram o assunto na forma de casos clínicos ou com uma abordagem direta, pergunta quais os riscos envolvidos em determinada situação e quais as formas de preveni-lo.
Todo bom profissional deve ser responsável e ciente dos risos envolvidos em suas atividades profissionais. Por isso os conhecimentos de biossegurança são fundamentais no seu dia-a-dia, seja qual for a sua área de atuação ou mesmo na sua vida pessoal.
A segurança dos profissionais da área de saúde, em geral, depende muito dos seus conhecimentos em biossegurança. Esses conhecimentos também se estendem aos animais, seus pacientes, e aos seus donos, seus clientes. Bem como qualquer membro da sua equipe.
A responsabilidade primordial do médico veterinário, expressa inclusive em seu juramento, é de preservar não só o bem estar dos animais, como também do homem e, por isso, seus conhecimentos de biossegurança devem ser estendidos também a comunidade em que vive.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos