Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Veterinária: Disciplina Anestesiologia é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.
A anestesiologia faz parte das disciplinas de Farmacologia, Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia.
Achei uma das disciplinas mais difíceis da faculdade. Quer dizer, não é que seja extremamente difícil, mas a gente sente uma carga de responsabilidade muito grande nas mãos.
No estudo da anestesiologia utilizamos muito o conteúdo estudado na disciplina de farmacologia, uma da mais difíceis da faculdade por ter muito conteúdo a ser conhecido e decorado. E geralmente os professores são bem “cascudos”.
Conceitualmente, a Anestesiologia é a ciência que estuda a perda da sensibilidade a dor. Ou seja, o objetivo do estudo é proporcionar ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos.
O médico veterinário especialista que trabalha nesta área é chamado anestesiologista. Seu trabalho não se limita apenas a garantir a ausência de dor durante um ato cirúrgico, mas também atua no tratamento de doenças com dor crônica ou aguda (como nos casos de câncer, por exemplo) e durante procedimentos que exijam a contenção do animal como em exames diagnósticos.
O conteúdo da disciplina é todo voltado garantir a ausência de dor e o bem estar do paciente (animal) após o procedimento. Em anestesiologia estudamos os seguintes tópicos:
Metodologia de ensino
O conteúdo é ministrado em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas são utilizados os recursos possíveis de multimídia.
Já nas aulas práticas temos animais vivos que são “voluntários” para o treinamento dos futuros profissionais.
Uma delas é a farmacologia. Ou seja, conhecer todos os medicamentos, seus mecanismos de ação, seus inibidores e antagonistas. Mas com a prática vai se tornando mais fácil.
Só que durante a disciplina, com a pressão da nova responsabilidade de manter o animal desacordado e vivo durante um procedimento cruento (com sangue) e tendo que determinar qual o melhor medicamento a ser usado, é tenso.
A outra, que eu considero mais difícil a princípio, é lidar com animais vivos, que servem de cobaia para o nosso aprendizado. É um mal necessário e ainda não criaram outra alternativa. Mas pra nós é um contrassenso que só conseguimos entender melhor com mais maturidade, depois que passamos pela disciplina. Mas entender não é aceitar, portanto temos que ter muito respeito por estes animas e não banalizar as aulas.
Conteúdo das provas (o que os professores costuma cobrar)
Nessa disciplina temos provas práticas, do tipo relâmpago inclusive. Ou seja, prepare-se para responder rápido sobre que tipo de medicação usaria e o que faria se houvesse algum problema e também para usar a medicação e suas dosagens (por peso vivo) na prática.
Mas também tem provas escritas, que podem ser discursivas ou até com questões de múltipla escolha, dependendo do professor.
Anestesiar um animal é um processo que exige precisão, pois se for mal feito pode causar desde dor intensa durante algum procedimento ou mesmo a morte.
Por isso mesmo costuma ser uma especialização profissional: Anestesista Veterinário. Quem escolhe se especializar em anestesiologia, procura cursos de especialização/ pós-graduação, estágios e se forma nessa direção.
Claro que para pequenos procedimentos o que nós aprendemos na faculdade é suficiente, não é necessário de chamar um especialista. Mas para cirurgias mais complicadas e demoradas não temos como fazer sozinhos, melhor chamar um colega especialista.
Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos