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Faculdade de Matemática: Complementos de Álgebra Linear é uma disciplina do curso superior de Matemática.
É uma disciplina obrigatória, de 4 créditos, com carga horária total de 60 horas. Ela trata de vetores, espaços vetoriais, transformações lineares e sistemas de equações lineares.
As aulas são teóricas, são em um dia somente sendo 4 aulas seguidas com um intervalo depois das 2 primeiras.
O que é complementos de Álgebra Linear?
Álgebra linear é um ramo da matemática que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares, sejam elas algébricas ou diferenciais.
O que se estuda nesta matéria?
A álgebra linear se utiliza de alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, espaços vetoriais, transformações lineares, sistemas de equações lineares e matrizes.
É uma disciplina bem semelhante à geometria analítica em que os professores cobram alguns conceitos de geometria analítica.
As dificuldades consistem em como qualquer área das exatas com um conceito mais linear, mais é uma disciplina um pouco agradável de se estudar, e logo abaixo é mostrado um pouco de seu estudo.
Noções preliminares: em álgebra linear aprendemos primeiramente sobre vetores, matrizes, sistemas de equações lineares e números complexos. Assumiremos conhecido o conjunto R dos números reais e suas propriedades algébricas elementares: suas operações de adição e multiplicação são associativas, comutativas, têm elemento neutro, cada número tem seu oposto aditivo e cada número nulo tem seu inverso multiplicativo.
O curso de maneira geral tem disciplinas voltadas para as áreas de ciências e exatas e suas diversas aplicações na educação, em que pode ser inseridas certas disciplinas como a álgebra linear. Desta forma, embora seja Álgebra Linear um campo abstrato da matemática, ela tem um grande número de aplicações nas ciências e na matemática.
A faculdade possui boa infraestrutura com professores com mestrado e doutorado e eu estou terminando meu curso.
Além das operações de adição de n-upla e multiplicação de n-upla por número real, podemos definir em Rn o chamado produto interno de n-uplas, que estende a noção de produto escalar visto nos cursos de Física e Geometria Analítica. Lembremos que o produto escalar dos vetores (não nulos) u e v, de módulos II u II e II v II, respectivamente, que formam entre si um ângulo ? é definido por
u . v = II u II II v II cos ?
É conveniente escrever o produto escalar em termos das componentes dos vetores u=(a,b,c) e v=(x,y,z). Aplicando a lei dos cossenos ao triângulo cujos lados são u, v e u – v.
II u – v II2 = II u II2 + II v II2 – 2 II u II II v II cos ?
Obtemos u . v = a x + b y + c z, que não depende do apelo geométrico e portanto permite estender a Rn, com n ?4, esta noção de produto escalar, que chamaremos de produto interno.
Dados u = ( x1,...,xn), v = ( y1,...,yn) E Rn, definimos o produto interno de u e v, denotado por u . v ( ou < u, v> ), como sendo
u. v = x1y1 + ... + xnyn
O espaço vetorial Rn, munido do produto interno, é chamado espaço euclidiano.
Existe uma importante desigualdade relacionando a norma e produto interno, conhecida como desigualdade de Cauchy – Schwarz
I u . v I ? II u II . II v II
Júlia - Cel (16) 99152-7532, e-mail [email protected]. - professora de matemática.
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