Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Fisioterapia: Fisiologia Humana ou Geral é uma disciplina do curso superior de Fisioterapia.
A disciplina Fisiologia é cursada no segundo período do curso de fisioterapia da Estácio-FASE na grade do curso de fisioterapia.
Essa disciplina corresponde ao estudo dos sistemas do corpo: Sistema Nervoso; Endócrino; Cardíaco; Respiratório; Renal e Digestório.
No primeiro momento vamos entender a organização funcional do corpo humano e o controle do “meio interno”. Essa disciplina complementa os estudos da anatomia, pois depois de estudar os órgãos e suas respectivas funções, vamos entendê – lo agindo conjuntamente nos sistemas do corpo. Há alguns conceitos importantes como, por exemplo:
O Sistema Nervoso é dividido em SNC (Sistema Nervoso Central) e SNP (Sistema Nervoso Periférico), é o primeiro sistema a ser estudado e um dos mais complexos, pois “comanda” todos os sistemas, todo o movimento muscular para acontecer precisa ser entendido pelo cérebro, por exemplo. A célula do sistema nervoso é o neurônio, que faz conexões com ouros neurônios e levam a informação para o cérebro chamada de neurotransmissão. Essa informação pode ser sensorial ou motora.
No Sistema Endócrino vemos os principais hormônios, as glândulas endócrinas e exócrinas e suas funções no corpo. Ele é responsável pelo controle das atividades metabólicas do organismo. A ação do hormônio se dá quando é lançado através da corrente sanguínea pelas glândulas endócrinas, e quando chega à célula alvo, se liga a receptores específicos localizados na superfície das células. A hipófise recebe informação do SN (Sistema Nervoso) e secreta hormônios.
No Sistema Cardíaco iniciamos com a circulação (grande e pequena), potencial de ação, sístole e diástole; propriedades do coração, bulhas cardíacas, atividades mecânicas do coração. O eletrocardiograma (ECG) é estudado para compreendermos a eletrofisiologia do coração, nele, podemos observar o complexo de ondas P, QRS e T. O coração transporta nutrientes, oxigênio e hormônios aos órgãos do corpo e retira os resíduos metabólicos.
No Sistema Respiratório vemos o trajeto do ar pela via respiratória (nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, alvéolos, e pulmão), a mecânica respiratória, ventilação e perfusão. A frequência respiratória normal, as trocas gasosas e a circulação pulmonar. O pulmão facilita a troca de O² e CO² decorrente da inspiração e expiração. O músculo importante é o diafragma.
No Sistema Renal estudamos os rins, a filtração sanguínea, íons e água no sangue. Temos os rins, as glândulas suprarrenais, ureter, bexiga, e a uretra. Esse sistema é importante para fazer a excreção da urina, regular a pressão artéria e volume sanguíneo, regula a composição iônica do sangue, entre outras funções.
O Sistema Digestório ou Digestivo corresponde a um tubo por onde passa o alimento, iniciado na boca e terminado no ânus (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso e ânus). Ele transforma o alimento em energia para o corpo, envolvendo processos mecânicos e químicos. É importante e a principal enzima gástrica a pepsina. Também há as glândulas anexas = salivares, fígado, pâncreas e vesícula biliar. Os dentes realizam a quebra dos alimentos através da mastigação.
Essa disciplina não é composta de aulas práticas, foram aulas expositivas e a prova como unidade avaliativa.
O professor recomendou como bibliografia o livro Fisiologia Humana de Guyton e Hall, e também promovia discussões bastantes atuais sobre o tema da aula, sempre relacionando à prática clínica.
Alessandra Alves de Souza, Graduanda de Fisioterapia 6º Período
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos