Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Logística Integrada. Faculdade de Engenharia de Produção é uma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção.
Quando se fala em logística muitos pensam em transporte, é claro esse pensamento não está errado, mas sim incompleto. A logística vai bem além se simplesmente transporte, a logística afeta toda cadeia de uma empresa, pois ela envolve os estoques de produtos e mercadorias, o adequado armazenamento, a distribuição e o transporte, falando assim parece simples, mas eu vi que as coisas não são tão simples assim.
Logo que iniciei as aulas de capacitação para logística, sim esse era o nome da matéria; achei um pouco estranho, pois pensei que não tinha nada a ver logística com engenharia de produção. Mas no decorrer da matéria vi o envolvimento de ambas, pois um engenheiro de produção, na maioria das vezes é o responsável pelo pedido de matéria prima, sendo assim este tem que ter a noção exata de como será transportado e acondicionado esta matéria prima, se é perigosa a exposição humana, se pode ficar em temperatura ambiente enfim esses cuidados. Neste instante vi a integralidade da logística com a Engenharia de Produção.
Na matéria nos foi exposto o que era a logística e seus modelos de capacitação, que eram os modelos funcional, estrutural, implementação e estratégico, não foi uma matéria que nos aprofundamos até mesmo, porque, esta matéria era mais a título de conhecimento.
Porem aprendemos as capacitações da logística o que é, estratégica organizacional, infraestrutura física, integração nos processos de gerenciamento e mudanças e sistemas de tecnologia e informação, foram aulas instrutivas.
Aprendemos como integrar todos esses itens para a logística, pois a logística era basicamente a responsável, pelos processos de gestão de estoque e transporte; com a logística integrada aprendemos nas aulas que, se tem um gerenciamento mais eficaz com a integração com as atividades de transporte, compra de materiais, o processo de produção, a integração com os fornecedores entre outras coisas.
Aprendemos também a aplicar a logística integrada e vimos quais os benefícios que ela traz, vimos que o fator primordial entre as partes da logística é a comunicação, que deve estar em perfeita harmonia, e para isso se deve ter informações claras e precisas.
Assim vimos que os benefícios são inúmeros a começar pelo controle exato dos materiais, e assim evitando desperdícios. Como o professor mencionou a logístico ano a ano, vem se tornando uma ferramenta indispensável para algumas empresas, pois há alguns anos era apenas a parte operacional (mão de obra); nos dias atuais, a logística e principalmente a logística integrada passou a contribuir efetivamente na área estratégica das empresas para assim, trazer bons resultados e alavancar os lucros.
Nestas aulas tivemos pouca teoria, pois o professor nos levava a campo para ver todos os processos da logística, e os trabalhos em sala de aula eram trabalhos práticos, na verdade tivemos um trabalho que foi proposto no início das aulas e era para ser entregue no final valendo nota geral da matéria.
Neste trabalho utilizamos todo processo logístico, cada equipe tinha um produto diferente para desenvolver o trabalho.
As dificuldades foram muitas, até mesmo pelo fato de todos nóss alunos sermos leigos na matéria, mas as dificuldades não eram assombrosas, e o professor sempre nos ajudava, tirando nossas dúvidas. No decorrer foi tudo tranquilo.
Esquecer que a logística é simplesmente a parte operacional (mão de obra), e começar a enxergar a logística integrada como parte importante nos processos de produção, e entender que realmente o nome logística integrada, integra de fato; vários setores, é o ponto mais importante para termos a real utilidade desta matéria. Utilizar-se de todas as ferramentas da logística pois com isso podemos melhorar sensivelmente os processos de produção.
Diego Hipolito Engenharia de Produção Uninove - 2013
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos