Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Engenharia de Produção: Ética e Legislação Profissional é uma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção.
A ética tem relação com a moral, falar em ética não é um assunto difícil, até mesmo porque qualquer pessoa tem que ter ética e moral, e nas profissões não deve ser diferente, a ética profissional está mais ligada ao caráter do indivíduo, existem normas éticas, mas ninguém em profissão nenhuma é punido por não ter ética, mesmo as leis sendo baseadas em normas éticas.
As aulas desta matéria foram aulas tranquilas de muita conversa, pois estudamos o código de ética da profissão de Engenharia. Nas primeiras aulas aprendemos os conceitos de ética e moral.
Eu tive várias definições sobre ética e moral, aprendi que ética é uma ciência que estuda o comportamento das pessoas, nas aulas de Ética e legislação nos foi apresentado os vários ramos da ética como ética de valores, ética formal, ética estoica, epicurista, aristotélica, platônica, ética dos bens, ética subjetivista, relativa entre outras, aprendemos também os princípios básicos.
Aprendemos nesta matéria que as bases dos valores éticos vinham da sintetização do Filosofo Aristóteles que era coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.
Aprendemos também que toda profissão tem seu código de Ética, mas se tratando da Engenharia os profissionais de fato tem que levar esse código de Ética a sério e cumprir as normas com esmero, pois diferente de um médico por exemplo que trabalha com várias pessoas, mas na hora de fazer um procedimento cirúrgico este medico irá operar apenas um paciente, o Engenheiro dará um parecer sobre um projeto que afetara milhares de pessoas ao mesmo tempo.
O professor sempre grifava que a Ética é importante fundamental em qualquer profissão, mas como estávamos estudando Engenharia da Produção ele focava na Ética profissional de engenharia.
Nas aulas nos foi explicado o que era legislação é claro que todos alunos tinham certa noção do que se tratava e o que era legislação, porem as aulas nos foi detalhado alguns pontos, nos foi dado a definição de legislação em sua amplitude, aprendemos que a palavra Lei pode ser utilizada em três sentidos diferentes, coisas que não imaginávamos.
Vimos a ligação de ética com a legislação, pois claramente o código de ética não há punição para determinadas ações de profissionais que agem de forma incorreta mas a legislação em sua amplitude tem os meios para que exista uma punição.
As aulas desta matéria foram todas teóricas tinha muita leitura, textos e muitos livros, conversávamos bastante discutíamos o assunto, mesmo sendo que tinha vários livros e muita leitura não eram aulas cansativas, discutíamos muito os vários assuntos, os conceitos enfim foram aulas de muito aprendizado.
Nesta matéria não tive dificuldades em aprender, o que posso dizer em relação a dificuldades foi que a ética tinha que ser uma atitude natural de todos os profissionais, e que se existe um código de ética é porque existem profissionais que não agem de forma adequada e se existe um código de ética deveria existir punição para o profissional que não respeita essas regras.
E esta minha dúvida a respeito de não haver punição logo foi esclarecida, pois o professor explicou que não existida a punição, mas a legislação era baseada na ética e sempre cabia a punição para certos profissionais que não agiam conforme o correto, alguns até mesmo perdiam seu registro.
Mas em relação a matéria não houve dificuldades.
Devemos ter ética e moral em tudo na vida, o ser humano deveria agir com moral naturalmente sem ter que precisar regras para isso. Mas infelizmente existem profissionais que não levam suas carreiras seriamente com isso acabam sendo punidos pela legislação.
Diego Hipolito Engenharia de Produção Uninove - 2013
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos