Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Estática dos Fluídos. Faculdade de Engenharia de Produção é uma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção.
A estática dos fluidos envolve a parte mecânica da Engenharia de produção, em primeiro lugar estática é a área da física que investiga sistemas sob a ação de forças que se equilibram; fluidos são substancias que tendem a se deformar quando são submetidos a uma tensão, existem vários tipos de fluidos, como líquidos, gazes, plasmas e até mesmo o plástico. Aqui veremos a relação entre mecânica, engenharia de produção e estática dos fluidos.
Iniciamos as aulas com as definições do que é estática, o que é fluido, forças normais, forças tangíveis, massa especifica e densidade e fluidos incompressíveis.
Nesta matéria que tinha o título de Mecânica dos fluidos aprendemos qual as aplicações da mecânica dos fluidos na Engenharia de produção.
No início das aulas a impressão que tive era que estávamos estudando física, pois tinha muitas formulas de física, porem no decorrer das aulas fomos aprendendo e entendendo a relação desta matéria pois percebi que a mecânica dos fluidos está ligada a muitos processos industriais, e entender a mecânica dos fluidos nos ajuda a solucionar muitos problemas que surgem em vários processos industriais.
Tive vários exemplos de onde se encaixava a mecânica dos fluidos, porém o que o exemplo que fez com que eu compreendesse a matéria foi a aplicada da mecânica dos fluidos em turbinas a vapor.
Este exemplo em minha opinião foi o mais simples porem o que mais fez com que entendêssemos o que realmente se tratava a matéria, pois turbinas a favor são maquinas térmicas, essas maquinas utilizam a energia do vapor sob forma cinética e para entender esse processo precisávamos saber o que era energia cinética, e a melhor definição de energia cinética que eu achei foi “Energia cinética é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move.”, por: Mariane Mendes Teixeira.
Esta matéria foi um pouco complicada pois como eu já disse estudamos muito física, muitas formulas.
Mas aprendemos que um engenheiro de produção tem que entender a mecânica dos fluidos principalmente se tratando de uma indústria. Pois compreender a mecânica dos fluidos ajuda a resolver diversos problemas que surgem.
Nossas aulas eram todas laboratoriais, pois tínhamos que fazer testes, com determinados equipamentos, como equipamentos de medição de temperatura, tínhamos que verificar o fluido em repouso e em movimentos e qual suas reações. Eram aulas interessantes, já a parte teórica não deixava nada a desejar pois liamos e já colocávamos em pratica o que aprendíamos.
Minha dificuldade nesta matéria foi entender as formulas, pois eram muitas, e no meu caso em particular eu tinha dificuldades na matéria de física no ensino médio então se tornou um pouco complicada a matéria devido a esta dificuldade.
Mas a matéria em si era tranquila.
O professor era muito dedicado e paciente, explicava com muita claridade e isso nos ajudou demais.
Quando tive as aulas de mecânica dos fluidos compreendi que todo aprendizado é útil em algum momento, pois me remeti aos tempos de ensino médio e vi que a matéria que eu pensava que nunca mais iria utilizar me veio a ser útil demais.
Então aprender nunca é demais.
Diego Hipolito Engenharia de Produção Uninove - 2013
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos