Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Curso Engenharia Mecânica: Ética e Legislação Profissional é uma disciplina do curso superior de Engenharia Mecânica.
A ética é formada pelos princípios e valores que um indivíduo usa para governar sua vida. Hoje é comum nas organizações, desenvolver um código de ética, definir e mostrar aos funcionários quais são as regras. Mas o que leva uma pessoa a não ser ética?
O objetivo desta disciplina é exatamente mostrar a importância da ética no desenvolvimento da empresa e os danos que a falta de ética pode causar, seja no ambiente, mas também nas pessoas.
São as regras que são definidas em um ambiente de negócios, que ajudam a determinar o que é certo do que está errado, que devem ser respeitadas por todas as partes interessadas, ou seja, por todos da empresa em todos os níveis.
Assim que recebi a lista de matérias a cursar no período, ao ler o nome ÉTICA, fiquei curiosa em saber, o que seria isto para o engenheiro mecânico. Na verdade eu nunca tinha parado para analisar esta palavra, pois para mim era tão natural ser ética, era algo que tinha aprendido desde criança. Ser ética era a base de meus valores. Então me inscrevi e ao chegar em casa fui pesquisar. Na época não existia internet, então fui pesquisar no velho e bom dicionário e me deparei com a seguinte descrição: ÉTICA = PROPRIEDADE DO CARATER = RESPEITO AOS VALORES. Então decidi pesquisar mais um pouquinho e vi que quando falo de valores, temos eles como a base da ética. Os valores são definidos durante nossa infância e nos orientam em nosso comportamento pessoal ao longo de nossa vida.
Quando começamos a trabalhar, podemos ter sorte para encontrar uma empresa que tenha os valores definidos e estes sejam compatíveis como os nossos, ou não, e à partir daí fica a nosso critério continuar ou não. Na minha opinião, determinar os valores é a coisa mais simples e depois comunicar isso não é dificuldade também, mas a maior dificuldade é implementar ações para mostrar que você é realmente ético.
É importante que durante o desenrolar desta disciplina, você possa conhecer vários exemplos de empresas em relação a ética, tanto em relação a pontos positivos, quando negativos e sobretudo escutar alguns colaboradores sobre este assunto.
Não basta ter um quadro na parede ou um livro impresso. Ser ético não é fácil. Você deve estar preparado o tempo todo, porque ser ético durante os bons momentos é muito fácil, a dificuldade é ser ético sempre, ou seja, nos maus momentos também.
Então, para ajudar a empresa a lidar com isso, é importante ter em mente que criar um código de ética pode ajudá-lo a fornecer orientação aos seus colaboradores sobre o que se espera deles em termos de comportamento ético. E como manter este código vivo? Comunicar, comunicar e comunicar e acima de tudo, praticar nas pequenas coisas do dia-a-dia.
Valores, não devem apenas ser escritos, mas vividos, com as atitudes do dia. Quando se fala em ética profissional, é importante reforçar que a maioria dos funcionários olha para seus líderes, tendo-os como referência em relação a comportamento no local de trabalho. Os líderes fornecem informações e conselhos aos seus funcionários sobre como tomar decisões responsáveis e éticas. Logo você como engenheiro, em um determinado momento será um chefe e deverá ser referência para todos, portanto mais do que nunca, ser ético passa a ser uma obrigação.
A ética é a base de cada organização. A é determinada através de seus próprios valores pessoais e moral. O código de ética é apenas um guia para ajudar a responder a várias situações que podemos enfrentar no trabalho.
Renata de Fátima Vasconcellos, Engenharia Mecânica, Administração, UFRJ
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos