Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Estágio Supervisionado. Faculdade de Engenharia Mecânica é uma disciplina do curso superior de Engenharia Mecânica.
O objetivo desta disciplina é exatamente mostrar aos alunos na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, de tal forma a terem a oportunidade de se adaptarem ao mundo corporativo e à partir disto, decidir qual o caminho que vai seguir.
O que eu pude observar quando estava na faculdade de engenharia mecânica, sobretudo nos primeiros períodos, é a dificuldade de “enxergar” onde e como as disciplinas que eu estava estudando poderiam ser aplicadas na prática. Esse com certeza foi um dos grandes desafios que vivi, pois não conseguia entender como unir prática e teoria. Não basta apenas só frequentar um curso de graduação, e achar que vamos nos tornar profissionais, mas sobretudo aplicando o aprendizado no dia-a-dia e vendo as dificuldades da vida profissional. O estágio supervisionado veio exatamente para isto, para nos ajudar como estudante a compreender um pouco o mundo corporativo, o trabalho em equipe, ter uma visão fora do seu dia-a-dia de faculdade.
Quando fiz meu primeiro estágio, já existia o DECRETO No 87.497, de 18 de agosto de 1982, que regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino médio regular e supletivo. Esta lei é muito importante pois considerou que o estágio curricular profissional ajuda o estudante a participar de situações reais de vida e trabalho de seu meio, tendo como responsabilidade a instituição de ensino.
Uma boa definição da importância do estágio, foi o citado por Roerch (1999), Tracz e Dias (2006 p. 1) “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”, na verdade é neste momento que tive a oportunidade de realmente viver a realidade cotidiana e a complexidade da minha futura área profissional, pois só com a teoria, tudo parecia perfeito e maravilhoso, até mesmo por que a maioria dos professores eram acadêmicos e tinham pouca experiência fora da universidade.
O estágio é um meio que me ajudou a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da criatividade, pois tive a oportunidade de trabalhar junto a pessoas experientes e que puderam agregar bastante na minha vida profissional e pessoal.
Eu era uma pessoa muito tímida, e meu primeiro estágio me ajudou a mudar isto, a ter uma relação interpessoal diferente e melhorar.
Um ponto também importante ao estagiar, é buscar sempre coisas novas e não ficar esperando o seu coordenador te passar algo. Muitas vezes, você será usado para tirar cópias, vá com prazer e aproveite para entender o documento junto a quem te pediu. Pergunte sempre, observe aqueles que são tidos como referência. Fique próximo destes...Não desanime, pois muitas vezes estagiar e estudar não será fácil, mas com certeza te trará um ganho enorme na sua vida. É uma oportunidade única e não use-a apenas para cumprir seus créditos ou ter uma salário ao fim do mês.
O fato de o estágio ser supervisionado por um docente para mim é fundamental, pois acaba se tornando um treinamento, uma forma de profissionalização, na qual o estudante vivenciará o que tem aprendido na universidade, pois passa a perceber como os conteúdos aprendidos na universidade podem ser úteis na prática (não só no laboratório) e como podem ajudar a eliminar as falhas existentes.
É uma ferramenta que pode fazer a diferença para aqueles que estão começando no mundo corporativo e que poderão viver na prática o que é visto apenas na teoria. Use esta oportunidade para “crescer” profissionalmente. Sempre digo que conhecimento é a única coisa que levamos da vida, portanto aproveite!!!
Renata de Fátima Vasconcellos, Engenharia Mecânica, Administração, UFRJ
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos