Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Curso de Engenharia Elétrica: Princípios de Comunicações é uma disciplina do curso superior de Engenharia Elétrica.
Esta disciplina pode ter outras denominações, na faculdade em que estudo ela se chama fundamentos de comunicações, para nós ela faz parte das matérias obrigatórias. Contudo em outros cursos em que não há a opção de ênfase em sistemas de comunicação, esta matéria pode ser uma eletiva ou nem estar na grade. Ela tem como objetivo nos ensinar os fundamentos básicos usados nas comunicações em geral.
Esta disciplina estuda, como seu próprio nome diz, os princípios que regem as nossas comunicações, assim nós aprendemos principalmente sobre as comunicações via rádio, como AM e FM, por exemplo. Isso porque elas são as mais simples de entender e a partir delas nós podemos, caso tenhamos a vontade de seguir na ênfase de comunicações, entender como os outros meios de se comunicar da atualidade, como a televisão e até as comunicações digitais.
As aulas são divididas entre práticas e teóricas, assim nós tivemos a oportunidade de ver os conceitos passados em sala sobre filtros, transmissão e recepção AM e FM, entre outros sendo efetivamente aplicados na realidade. Esse contato nos trouxe um aprendizado mais dinâmico dos assuntos, pois complementou de maneira sólida este conteúdo.
As avaliações foram todas em forma teórica, assim nosso foco foi em entender como e porque as comunicações funcionavam. Provavelmente por ser uma matéria introdutória, não nos foi cobrado nenhum trabalho prático mais complexo.
Nas aulas teóricas alguns de nós tiveram dificuldade em ver as relações entre o que era estudado e o que nós víamos em nosso dia a dia, assim foi um pouco mais trabalhoso para aprender os conceitos. Contudo como nós tivemos muitas aulas práticas foi possível sanar este tipo de dúvida. Além disso, nas aulas práticas houve pouco dificuldade em relação à montagem dos circuitos e ao manuseio doa aparelhos no laboratório, já que esta foi uma disciplina ministrada no sexto período, e muitos de nós já estávamos acostumados a usar os laboratórios.
Já nas avaliações as dificuldades foram maiores para aqueles que não conseguiam entender os conceitos passados em sala, isso muitas vezes por desinteresse ou por não ver a necessidade de aprender sobre este assunto já que não pretendem seguir na área de comunicação.
As aplicações são mais para aqueles que seguirão com a ênfase em comunicação, já que uma disciplina introdutória como esta nos dá pouco conhecimento para efetivamente criar um produto ou oferecer um produto que use algum dos tipos de comunicação vistos em sala.
Sendo assim, na prática esta matéria dá aqueles que não irão seguir na ênfase em comunicação uma visão geral de como ocorrem as comunicações via rádio, isso pode ser aplicado, por exemplo caso pensemos em um novo produto que irá usar esta forma de comunicação.
Portanto é perceptível que esta disciplina tem uma importância relativa em nossa formação. Isso porque ela pode ser de vital importância para aqueles que pretendem seguir carreira no ramo das comunicações, assim esta matéria dá a eles o conhecimento base para construir outros mais complexos. E para aqueles que não irão seguir nesta área ela nos dá apenas uma ideia geral de como ocorrem as comunicações mais básicas em nosso dia a dia.
Stefani Silva dos Santos, aluna da UFOP.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos