Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Home » Engenharia de Computação
Inteligência Artificial – Curso Superior Engenharia da Computação é uma disciplina do curso superior de Engenharia de Computação.
Inteligência Artificial foi uma disciplina de 2 créditos do curso de engenharia da computação que fiz como optativa com carga horária de 75 horas.
A Inteligência Artificial, também conhecida pela sigla de IA, é uma área da computação- eu estudei ela no curso de engenharia da computação, mas pode-se dizer que é uma área da ciência da computação criada há décadas. Uma área também em ascensão que contribuiu muito para a IA foi a Tecnologia da Informação, também conhecida pela sigla TI. A TI foi uma área que trouxe várias novidades para a IA com os seus avanços e também dos algoritmos.
A inteligência artificial se encontra em um vasto campo de pesquisa de estudo da ciência da computação e engenharia da computação, que busca através de símbolos computacionais a construção de artifícios que simulem nas máquinas o que é capaz de fazer os seres humanos, como pensar e resolver problemas.
A função da inteligência artificial vai ser exatamente essa a de obter os resultados dos seres humanos nas máquinas. Alguns cientistas como Hebert Simon, um economista estadunidense que juntamente com Allen Newell recebeu o prêmio Turing da ACM pelas suas contribuições básicas à inteligência artificial, à psicologia da cognição humana, e ao processamento de listas, deram grandes contribuições à área, Hebert Simon também foi um pesquisador nos campos da psicologia cognitiva, sociologia econômica, informática, administração pública e filosofia.
Já Jonh McCarthy John McCarthy nasceu em Boston, e morreu em Stanford, na Califórnia, foi um cientista da computação estadunidense, também deu grandes contribuições para a inteligência artificial por ser ganhador do prêmio Turing de 1972 e o criador da linguagem de programação Lisp. Em conjunto eles tiveram um objetivo em comum que era o de criar um ser que imitasse a vida do ser humano.
As aulas são teóricas e expositivas, sendo usada a resolução de problemas.
Quais são os problemas tratados com a Inteligência Artificial?
Existem 3 tipos de problemas
1. Os que não têm solução.
2. Os que têm solução algorítmica
3. Os outros....
• Aqueles em que a solução algorítmica têm complexidade
NP-Completa;
• Aqueles que o Ser Humano é capaz de resolver;
• Aqueles que os Seres Vivos são capazes de resolver.
As dificuldades maiores estavam nos desafios para tornar as máquinas cada vez mais humanas através dos problemas apontados e suas possíveis soluções ( se houver ) através dos cálculos efetuados.
Estudos recentes constataram sobre o que a inteligência artificial poderá afetar na vida das pessoas em 2030, é um estudo que trata de softwares e tecnologias inteligentes.
A Inteligência artificial irá nos beneficiar nos próximos 14 anos, no nosso cotidiano melhorando a qualidade de vida e a economia, entretanto ela poderá afetar outras questões sociais, e que ser claro sobre as mudanças e desafios dessa tecnologia é inevitável para que se tenha uma relação de confiança.
Dentre as áreas que poderão sofrer os impactos estão o transporte, os robôs para execução de serviços, a saúde, a educação, o entretenimento e a assistência a comunidades com dificuldades socioeconômicas.
O estudo ainda mostra que já não é tão cedo para se obter a relação da economia com a tecnologia e que todos devem discutir a respeito desses assuntos, assim como prevê as legislações e responsabilidades que dizem respeito à ela.
Esta disciplina contribui muito para o meu curso para o entendimento dessas novas tecnologias que vêm surgindo. Quando fala da TI é muito interessante para a aplicação da Tecnologia de Informação na educação em que surge um vasto mercado de oportunidades nessa área.
O curso dessa disciplina é de engenharia da computação.
Júlia Guimarães Ubiali
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos