Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Engenharia Civil: Mecânica dos Solos e Fundações é uma disciplina do curso superior de Engenharia Civil.
As Disciplinas Mecânica dos Solos e Fundações são complementares entre si. Na primeira, estudamos o comportamento do solo, suas principais características e classificações. Na segunda, aprendemos os diversos tipos de fundações empregados na construção civil e sua relação direta com o tipo de solo. A escolha da fundação será determinada pelo tipo de solo e suas características determinadas pela Mecânica dos solos.
São matérias de extrema importância no currículo da graduação por ser a base do conhecimento sobre solos e fundações. Dar a importância necessária a este tema é requisito de qualquer bom profissional, já que toda a edificação é apoiada na fundação.
Um exemplo de catástrofe que pode ocorrer quando este assunto é negligenciado são os prédios na orla da praia de Santos, que tiveram sérios problemas com a fundação. Houve ali um recalque do solo, trazendo como consequência problemas de segurança e prejuízos.
A Mecânica dos Solos aborda desde a geologia, o processo de formação e a classificação dos solos, até as características peculiares do mesmo, como seu comportamento quando submetidos a tensões. Para isso, são aplicados em sala de aula conceitos de classificação de rochas, processos de intemperismo, formação e tipologia de solos, de acordo com a origem.
Além disso, aprende-se também a classificação do solo de acordo com o tamanho de seus grãos através do peneiramento, em aula prática de laboratório. São definidos os índices físicos do solo: umidade, vazios, porosidade, saturação, peso específico, entre outros. Para estes índices são utilizadas fórmulas simples de divisão e multiplicação.
Para a disciplina de fundações são estudadas as tensões admissíveis no solo, bem como o procedimento de sondagem, os tipos de fundações e a metodologia construtiva de cada uma.
Na aula de sondagem, por exemplo, é ensinado como ler e interpretar um laudo de sondagem e o passo-a-passo da execução da sondagem SPT. Estuda-se as tensões no solo, bem como a pressão da água, o fenômeno da capilaridade, entre outros tópicos, sempre considerando a deformação e a ruptura do solo.
Após o conhecimento de todos estes conceitos, é introduzido os tipos de fundações. A escolha do tipo certo de fundação vai depender de todos os fatores estudados previamente, além de levar em consideração as fundações vizinhas, o método construtivo de cada região, viabilidade técnica e econômica, entre outros.
Nesta etapa, é visto os tipos de fundação rasas (sapatas, blocos, radier, vigas de fundação) e profundas (tubulões e estacas), bem como o dimensionamento e características construtivas de cada uma.
As aulas de Mecânica dos Solos são teóricas com algumas aulas práticas em laboratório. As aulas em laboratório são importantes para a visualização dos procedimentos de classificação granulométrica e para verificar os índices de vazios e saturação do solo.
A maioria das aulas, no entanto, é dentro da sala com muitas fórmulas e cálculos. As aulas de Fundações envolvem muita teoria, além dos cálculos. É apresentado também as Normas Técnicas referente a cada tipo de fundação.
As dificuldades apresentadas podem ser referentes à absorção dos conceitos para a aplicação das fórmulas. É importante saber o que se está calculando e o porquê se está calculando. Os cálculos em si não são difíceis. Outra dificuldade apresentada pode ser aprender a diferenciar todos os tipos de fundações por suas características.
Como dito anteriormente, são matérias complementares e de muita importância pra o profissional. A deficiência destes conhecimentos pode trazer futuramente muita dor de cabeça, além de riscos de segurança e prejuízos em empreendimentos cuja fundação e tipo de solo são negligenciados.
Muitos problemas construtivos vistos atualmente em diversas edificações poderiam ser facilmente evitados com o estudo do solo e a escolha correta do tipo de fundação. Muitas patologias existem porque o solo não foi estudado antes de ser escolhida a fundação.
Em muitas obras, principalmente as ilegais (sem o devido acompanhamento técnico) esta é uma etapa muitas vezes deixada de lado, justamente pela falta do conhecimento. Mesmo em pequenas construções deve-se estar atento para a sondagem de solo antes de começarem os projetos preliminares, afinal, não há como ter projeto sem antes ter em mãos o laudo de sondagem do solo. A fundação é a base da construção. Não adianta ter a mais bela das construções se a base não é firme.
Viviane Alves, engenheira civil pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos