Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Ética e Legislação Profissional. Faculdade Engenharia Civil é uma disciplina do curso superior de Engenharia Civil.
A ética e os princípios morais devem estar enraizados no dia-a-dia de qualquer ser humano. No aspecto profissional mais ainda, pois suas atitudes e atividades têm impacto na sociedade interligada em que vivemos. Aprender sobre ética e legislação profissional nos prepara para o lado mais “humano” deste curso de Exatas. Esta disciplina nos prepara para interagirmos melhor com a sociedade, o ambiente, os clientes e os colegas de profissão.
É uma matéria da vertente de Humanas, mas um assunto muito importante para ser suprimido. Por não ser uma matéria técnica, é bem teórica. Há a leitura de vários textos sobre ética e é introduzida aos alunos a legislação que rege a profissão de Engenheiro Civil.
São estudados diversos tópicos como princípios éticos e morais, o papel do profissional na sociedade, o perfil do engenheiro civil na atualidade e suas responsabilidades, o Código de conduta do profissional, o Código Civil Brasileiro, as resoluções e atribuições do Confea-Crea. A ética e a moral se confundem, mas para facilitar o entendimento, a ética é um princípio universal, permanente e teórico da boa conduta humana, e a moral é a conduta de aspectos específicos da ética, temporal, cultural e prática.
São os princípios éticos que morais que definem as relações humanas, são as “regras” que devemos ser submetidos para sermos justos e promover um bem-estar na sociedade em que vivemos. Quanto à ética profissional, ela se apresenta mais restritiva que a ética social e evolui de acordo com a profissão.
Segundo o Código de Ética Profissional do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), o objetivo da profissão é promover o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atuais e futuras.
Os Conselhos Federal e Regionais de Engenharia tem como objetivo principal defender a sociedade dos mau-profissionais. São órgãos que regularizam, fiscalizam e punem tais profissionais. O papel do engenheiro civil junto à sociedade é melhorar as condições de vida da sociedade, sempre priorizando a vida, a saúde, a segurança e a propriedade.
O bom profissional está a serviço da sociedade, tem capacidade suficiente para encarar desafios, cumpre as leis, possui conhecimento técnico multidisciplinar, tem bom relacionamento interpessoal, sabe liderar, respeita o meio-ambiente, tem espírito de equipe e apresenta sempre interesse para melhorar.
As aulas são bem teóricas, com o estudo de diversos textos e leis sobre a profissão do Engenheiro Civil. São assuntos essenciais na formação de qualquer profissional, e devem ser levadas muito a sério.
Não é uma disciplina que apresenta dificuldades.
Uma das principais características que distingue um bom profissional do mau profissional é justamente sua conduta ética e moral. Infelizmente, essa característica deveria ser obrigatória a todos os profissionais, mas vemos que não é isso o que ocorre.
Principalmente no Brasil, em que cada vez mais os escândalos políticos envergonham a população brasileira e vemos muitos profissionais engenheiros e empresas de engenharia envolvidas. O que protege qualquer ser humano de ser tentado a andar por caminhos sombrios de dinheiro fácil e ilícito é justamente sua conduta moral.
Os engenheiros civis, por serem peças-chave no desenvolvimento da sociedade, estão na linha de frente e podem ser facilmente tentados a se desviarem para este caminho. É importante estarem sempre atentos a qualquer tipo de proposta e colocar o bem comum acima dos seus interesses próprios. A construção de uma sociedade justa está na decisão que fazemos todos os dias em sermos justos e servir antes de sermos servidos.
Viviane Alves, engenheira civil pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos