Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Engenharia Civil: Equações Diferenciais é uma disciplina do curso superior de Engenharia Civil.
O que esperar da disciplina?
A disciplina de Equações Diferenciais aborda resoluções de problemas envolvendo equações com derivadas de primeira e segunda ordem. A disciplina aborda, dentro desse tema, a formação destas equações diferenciais, o que define uma equação diferencial ordinária, condições da equação – iniciais e de contorno. Além disso, aborda solução geral e solução particular das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e segunda ordem.
Logo, a disciplina consegue aplicar resoluções em séries de potências, seu fundamento teórico e utilizando exemplos de resolução de equações diferenciais ordinárias nas séries de potências. Nessa disciplina também são apresentados as equações e polinômios de Legendre.
A disciplina também aborda resoluções de sistemas lineares de equações diferenciais e transformadas de Laplace – definição, linearidade da transformada, escalas e mudança de escalas, derivação da transformada, integração da transformada, transformadas inversas, e resolução de equações diferenciais através do método das transformadas de Laplace.
A disciplina de Equações Diferenciais, como qualquer outra disciplina de cálculo da graduação de Engenharias no geral, exige nível máximo de dedicação e estudo.
Recomenda-se conhecimento e familiaridade com cálculos de derivação e integração, ou seja, se o conteúdo não está bem trabalhado, treine antes de iniciar a disciplina. Na UFABC, esta disciplina apresenta equações envolvendo derivadas de primeira e segunda ordem, portanto não há condição de cursar a disciplina sem saber – e muito bem – integrar e derivar. Ao final de cada aula expositiva, é necessário que o aluno tenha dedicação e tempo para realizar exercícios e listas de exercícios para fixar bem o conteúdo antes da próxima aula expositiva. A disciplina não é fácil, está longe de ser pouco trabalhosa, e exige dedicação máxima com estudos individuais.
Como aluna de engenharia, recomendo fortemente que você assista todas as aulas expositivas e faça sempre as listas de exercícios após cada aula. Não é possível acumular conteúdo para exercitar posteriormente. Vídeo aulas também podem ser de boa ajuda caso o seu professor não tenha uma didática muito clara, ou não tenha didática nenhuma – não é difícil se deparar com professores deste tipo nos cursos de exatas.
Recomento, também, como foi dito no tópico anterior, relembrar os cálculos integras e derivadas antes de iniciar a disciplina. Relembrar não somente com exemplos, mas com exercícios de todos os tipos e todos os mecanismos de solução de integrais e derivadas. É preciso que o conteúdo de cálculo I esteja bem claro e quase que mecanizado em sua cabeça.
Os professores de cálculo geralmente seguem todos uma única bibliografia. No caso dos professores da UFABC, utilizam alguma dessas três bibliografias básica – ou associação delas: “Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno”, de William E. Boyce; Richard C. DiPrima; “Equações Diferenciais, (2 vols.)”, de Zill, Dennis; Cullen, Michael S; e “Equações Diferenciais Ordinárias”, de Rodney Bassanezzi. Porém, isso depende da universidade e do docente do curso, por isso é importante verificar qual a bibliografia recomendada pelo professor.
É claro que tudo se torna menos complicado se a sua universidade disponibiliza exemplares em sua biblioteca, pois a bibliografia básica ajuda – e muito – no andamento da disciplina, principalmente caso o docente do curso não seja tão claro nas exposições ou, como é muito comum na UFABC, ele seja estrangeiro e não seja possível entender claramente o que é dito em aula.
No caso de não encontrar a bibliografia recomendada pelo docente na biblioteca da sua universidade, recomendo assistir vídeo aulas online ou estudar em grupos de alunos, que contribui bastante para o bom andamento do curso. O importante é identificar qual a sua melhor maneira de estudar, para que o tempo seja aproveitado de maneira ótima e seu desempenho na disciplina possa ser ótimo, também.
Erika Mendes Daniel, estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos