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Faculdade de Enfermagem: Práticas Educativas em Saúde é uma disciplina do curso superior de Enfermagem.
É uma disciplina que também pode ser chamada de Educação e Saúde ou Enfermagem e Educação. É obrigatória nos cursos de graduação em enfermagem, podendo ser realizada em algumas instituições na modalidade de educação à distância (EAD) também. Dentro da estrutura curricular básica, essa matéria visa estimular o conhecimento da educação em saúde como um campo com várias facetas, que convergem os saberes populares e científicos, envolvendo o processo de saúde e doença, e também como ferramenta de ação política e de mobilização social para promoção da saúde.
Propõe a integração do conhecimento teórico com a prática na formação do profissional enfermeiro a partir da reflexão critica sobre a realidade e a produção dos saberes de modo a favorecer a melhor qualidade de vida e ampliar a consciência coletiva, de forma a propor atividades educativas que abordem os fatores ambientais, sociais e étnico raciais que interferem no processo de adoecimento do indivíduo. Apresenta as diferentes tendências pedagógicas e sua aplicação na construção do conhecimento.
Dentre as habilidades que se esperam dos alunos, está que este seja capaz de articular os conhecimentos adquiridos com as situações do cotidiano, estabelecendo a relação entre teoria e prática, reconhecer e utilizar metodologias pedagógicas facilitadoras da comunicação entre o enfermeiro e o indivíduo, família e comunidade, projetar ações e propostas de intervenção na realidade, interagir no trabalho de equipe respeitando as especificidades e as diferenças, favorecendo a complementação das ações entre si, de maneira a contribuir com a transformação da sociedade, relacionar a fundamentação teórica com o “ser, conviver, conhecer e fazer”, dentro das relações existentes entre as aprendizagens teóricas e a prática.
As aulas, com exceção das cursadas na modalidade EAD, são realizadas tanto com ministrações em sala de conteúdo quanto em campo prático. Costumam ser poucas, geralmente os professores dão apenas uma introdução e deixam o restante da matéria para ser apenas discutida em sala. Quando estudei essa disciplina, a turma foi dividida em grupos, e cada semana trazíamos pontos que considerávamos importantes dos artigos passados anteriormente para debater.
Após essa parte, o restante do programa curricular se dá através de práticas dos alunos. A primeira parte da prática é em sala, onde realizamos dinâmicas educativas referentes ás temáticas apresentadas. A segunda parte se dá nas chamadas salas de espera, onde, em postos de saúde ou hospitais, nos locais onde os pacientes esperam para serem atendidos, realizam-se atividades educativas variadas, visando informar a respeito do assunto.
As avaliações costumam se dar a partir dos debates em sala e dessas dinâmicas, podendo alguns professores também fazer avaliações teóricas. Na modalidade EAD a possibilidade de variação dos modelos de avaliação são muito limitados, por isso, só ocorrem avaliações teóricas. No caso das dinâmicas, quanto mais criativas forem, melhor avaliadas serão. E no caso dos debates, quanto mais ricos em conteúdos e pontos abordados, melhor serão avaliados. A linguagem deve ser sempre acessível, e a apresentação deve ser sempre muito bem organizada e estruturada, pois pontos a respeito desses quesitos podem ser descontados também.
Dentro da enfermagem, enxergo a disciplina como sendo de grande importância, pois, muitas vezes, é a primeira oportunidade de vínculo do profissional com o paciente. Hoje em dia, principalmente dentro da estratégia de saúde da família, há diversos programas do governo que visam, além do tratamento medicamentoso, a conscientização do cliente, através da educação, para que haja uma mudança em seu estilo de vida, podendo assim prevenir agravos e chegar a um controle mais efetivo de doenças, como as doenças crônicas, por exemplo. Acredito que o profissional de enfermagem seja, após o agente de saúde, o profissional mais próximo do cliente, o que abre uma boa oportunidade para que os temas sejam trabalhados.
Dentro disso, usando uma linguagem acessível e determinada proximidade, é possível que hábitos de vida sejam revistos, e que haja realmente uma diferença na vida do paciente. Para tanto, é necessário que o profissional esteja munido do conteúdo abordado nessa disciplina, que o permitirá conhecer como agir diante de diferentes situações e como realizar uma boa abordagem aos seus clientes.
Dentre as principais dificuldades encontradas pelos alunos está a criatividade para realizar as dinâmicas, porém esse é um problema fácil de resolver. As atividades não precisam necessariamente serem as mais inventivas, mas devem ser lúdicas, de um modo que capturem a atenção do cliente e o faça enxergar algo que, de outro modo, não enxergaria. Com as práticas essa questão pode ser melhor resolvida.
Carla Fernandes, acadêmica de Enfermagem da Unigranrio.
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