Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Curso Superior de Enfermagem: Matéria Farmacologia é uma disciplina do curso superior de Enfermagem.
A matéria de farmacologia é mais que importante para as áreas da saúde e principalmente no curso de enfermagem, onde a maior parte do trabalho envolve cálculo e administração de medicação. Na Universidade em que cursei enfermagem, a Universidade Tuiuti do Paraná, esta matéria está presente no terceiro período, segundo ano. A matéria tem duração de um semestre, no meu caso tive a experiência de passar por dois professores diferentes, sendo que um era médico veterinário e ficou só por um tempo para cobrir até o outro voltar de viajem e poder assumir as nossas aulas.
A farmacologia é basicamente o estudo das medicações, cálculos de medicamentos, dosagem, bombas infusoras e cálculo de gotejamento. Para um maior entendimento do assunto, tivemos várias aulas em laboratório para entender a reação de tais medicamentos e como eles funcionam no organismo humano.
Em geral é uma matéria que envolve muito cálculo e principalmente regra de três. Estudamos muito também sobre os efeitos colaterais e as interações medicamentosas.
As aulas na maior parte eram em sala de aula fazendo cálculos, mas em várias aulas, como já dito anteriormente, assistíamos no laboratório, onde aprendíamos mais sobre o cálculo de gotejamento e a manusear a bomba infusora, muito utilizada em UTI’s.
Com o primeiro professor, ao final de cada aula fazíamos uma espécie de atividade avaliativa, isso em todas as aulas de farmacologia e no final do bimestre, a prova. Como são muitas contas tínhamos as fórmulas que eram deixadas no quadro para que não precisassem ser decoradas, pois eram muitas. A experiência com esse professor, apesar das aulas em laboratório, não tivemos muita contribuição para trabalhar com o ser humano. Apesar das fórmulas serem basicamente as mesmas, a dosagem difere muito de animais para pessoas e isso nos prejudicou um pouco. Quando passamos para o outro professor, acabaram as atividades avaliativas no final de cada aula, porém, as fórmulas continuavam sendo deixadas no quadro em dias de prova. Como havíamos perdido muita coisa em relação à dosagem para as pessoas, não entendemos muito bem para fazer as provas corretamente e não tínhamos tempo suficiente para aprender tudo em dois meses, então o professor mandava as provas para que pudéssemos fazer em casa para recuperar um pouco do tempo perdido.
Na enfermagem a farmacologia é 100% utilizada, já que o tempo todo os enfermeiros administram medicações e precisam também saber os efeitos colaterais e as interações medicamentosas que podem ou não ser feitas. A enfermagem também faz o preparo e diluição de medicamentos e para isso é imprescindível fazer os cálculos corretamente, uma única gota errada já é o suficiente para matar alguém.
É uma matéria que poucos gostam, mas que é necessária e não tem como fugir dela, por isso o importante é se dedicar muito, prestar atenção e entender todas as fórmulas.
Em minha opinião, deveria ter mais tempo essa matéria, pelo menos um ano, pois o conteúdo é muito amplo e complexo e muitas vezes os alunos conseguem as notas para passar, mas não é o suficiente para colocar em prática dentro de um hospital, com pessoas reais.
Roselaine Marchetto Ferreira, graduanda de Letras.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos