Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Todas as faculdades são iguais? Quais as diferenças entre elas é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
Quando um auno está no ensino médio é comum já estar preocupado com a escolha do curso superior e qual faculdade irá fazer quando terminar o ensino médio. O mesmo pode acontecer com aqueles que já terminaram e depois de algum tempo resolvem voltar a estudar e fazer uma graduação.
Como escolher um curso superior? Basta dar uma rápida olhada e se perceberá que há uma variedade enorme de cursos, faculdades, universidades e tudo isso pode causar certa confusão na escolha.
Vamos tentar ajudar explicando algumas diferenças existentes.
A primeira coisa que precisa ficar claro é que o termo curso superior pode ser sinônimo de faculdade ou não. Nas expressões populares é comum encontrarmos pessoas que dizem que estão fazendo faculdade e outros estão fazendo um curso superior. Neste caso eles estão se referindo a mesma coisa.
Contudo, se analisarmos o uso correto dos termos veremos que curso superior é a graduação ou a formação em si, enquanto que faculdade é a instituição ou a divisão dela destinada a oferta de um ou mais curso.
Entendendo bem a explicação acima, passaremos então a mostrar algumas diferenças entre faculdades. Duas importantes diferenças devem ser observadas:
A primeira delas é se a instituição é de natureza pública ou privada. As públicas são aquelas criadas e mantidas pelos governos federais e estaduais. Existem algumas também no âmbito municipal, mas são casos raros.
Um detalhe muito importante é que nas instituições públicas os cursos de graduação são gratuitos, embora os de pós-graduação sejam geralmente pagos. As faculdades municipais normalmente cobram mesmo por cursos de graduação.
As faculdades privadas ou particulares são aquelas criadas e mantidas pela iniciativa privada e tem como principal característica o fato de ter seus cursos pagos.
Esta é outra importante diferença e diz respeito a estrutura e algumas formas de funcionamento que basicamente são:
As universidades devem ter 1/3 do corpo docente formado por mestres ou doutores e 1/3 do corpo docente em regime de tempo integral. Para os centros universitários essa exigência é de 1/5 e para as faculdades não existem.
Outra diferença é que as universidades têm mais autonomia na abertura de cursos, enquanto que as faculdades precisam submeter os pedidos ao Ministério da Educação para obter a autorização.
Já nos cursos superiores ou nas formações acadêmicas em si há também várias diferenças e dentre elas podemos destacar as seguintes:
A primeira grande diferença entre as diferentes áreas do conhecimento humano e os cursos estão em uma dessas áreas. Cursos de exatas são aqueles mais dependentes e relacionados com a matemática, como as engenharias e os cursos de computação. Humanas são cursos como direito, administração, pedagogia e outros. Já os de ciências biológicas são aqueles ligados a saúde humana.
Além das áreas acima citadas, os cursos superiores também se classificam quanto ao nível acadêmico. No bacharelado a formação é mais demorada com duração de 4 a 5 anos em média. Licenciatura são cursos para formação de professores e tem apenas algumas titulações com pedagogia, matemática, letras, geografia, entre outros. Os cursos de tecnologia são de curta duração podendo variar de 2 a 2,5 anos e tem o perfil mais técnico.
Outra diferença considerável é a modalidade em que o curso é oferecido. Se presencial significa que o aluno precisa ir todos os dias a faculdade e assistir as aulas no modelo tradicional com professor em sala de aula.
EAD são os cursos oferecidos na modalidade a distância onde as aulas presenciais são substituídas por trabalhos e atividades a distância.
Por fim temos a questão da qualidade ou a falta dela em alguns cursos ou instituições.
A qualidade é algo subjetivo, logo, não é possível fazermos uma classificação ou atestar que determinado curso tem qualidade enquanto outro não tem. Vale muito a percepção de cada um, bem como a sua própria experiência.
Neste aspecto a melhor maneira seria conversar com ex-aluno ou mesmo aqueles que estão em determinada instituição ou que estejam fazendo determinado curso e obter a opinião do mesmo. Ainda assim é preciso analisar várias opiniões para se chegar a uma conclusão.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos