Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
SISU: Inscrição e lista de espera, instituições e cursos é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
A sigla significa Sistema de Seleção Unificado e na prática ele é um sistema do Ministério da Educação usado para fazer a seleção de pessoas que irão preencher as vagas nas universidades federais e outras instituições públicas de ensino. Para fazer a seleção é usado a nota do ENEM de todos os alunos que se inscreverem e ai os que tiveram melhores notas são selecionados para as instituições e cursos escolhidos.
Qualquer pessoa que tenha feito a prova do Enem e deseja estudar em uma das instituições públicas de ensino superior poder se inscrever SISU.
O período de inscrição geralmente ocorre duas vezes ao ano, sendo o mais concorrido no final de ano para ingresso na faculdade no início do ano seguinte e há também o chamado vestibular de inverno onde a quantidade de vagas disponíveis é bem menor.
Fazem parte do SISU a maioria das universidades federais, os institutos federais de educação profissional e tecnológica e algumas universidades estaduais. A lista completa das instituições, bem como os cursos que elas oferecem pode ser consultada através deste link: https://sisu.mec.gov.br/cursos
Quanto aos cursos, não há restrição, especialmente nas universidades federais, exceto os cursos a distância que não são contemplados por este modelo de inserção. Já para os cursos presenciais, creio que todos são preenchidos usando esta modalidade.
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Não. O SISU faz a seleção de alunos para as vagas em cursos presenciais apenas. Os alunos interessados em cursos a distância em instituições públicas deverão procurar as próprias instituições onde desejam estudar pois elas têm vestibular próprio para esses cursos.
Pelo menos por enquanto ainda não, mas acredito que no futuro deva ser incluído também a opção de cursos EAD ou ser criado uma modalidade paralela que contemple os cursos superiores a distância.
Sim, o SISU usa a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para definir 50% das vagas para alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Isto vale para as vagas em universidades federais, nos institutos federais de educação profissional e tecnológica e também nos centros federais de educação tecnológica.
A lista de espera ocorre quando o aluno não é selecionado, mas ainda pode ser chamado em caso de desistência de algum candidato chamado. Todos que não foram selecionado ficam na lista de espera, mas evidentemente aqueles melhores classificados podem eventualmente ser chamados.
A função da lista de espera é que se algum aluno que foi classificado e chamado não fizer a matrícula, o primeiro da lista de espera é chamado para preencher a vaga que ficou em aberto. Portanto não há garantias, mas é muito comum os primeiros colocados na lista de espera serem chamado, pois há muitas desistências.
O grande atrativo das universidades federais é o fato dela ser gratuita e logo é uma grande vantagem pelo visto de economizar uma boa grana. Há também muitas delas que são muito reconhecidas pela qualidade do ensino em seus cursos.
Então juntando isso é possível afirmar que vale sim a pena concorrer a uma vaga.
O site do SISU tem um sistema de tira-dúvidas e ele pode ser acessado aqui: https://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos