Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Sisfies - site do FIES para inscrição, consulta e renovação é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
É o Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, um programa criado para financiar cursos superiores para alunos que estudam em instituições privadas de ensino superior no Brasil. Diversos critérios são adotados para tal e em 2015 o programa sofreu mudanças e cortes orçamentários, que deixou muitos alunos sem os recursos para continuar seus estudos.
Sisfies é o nome do site/sistema do MEC por onde os alunos devem fazer a inscrição, realizar as consultas de matrículas, chamadas e outras operações relativas ao financiamento.
Em 2015 houve muitos relatos de problemas no site do Sisfies. O problema mais comum talvez tenha sido as dificuldades que os alunos enfrentaram para realizar a matrícula. Não se sabe se foi problemas de sobrecarga nos servidores ou na tecnologia usada. Por fim, houve problemas relacionados a quantidade de vagas disponíveis e dificuldades para concluir as inscrições.
Geralmente no início do ano letivo, por volta dos meses de março e abril. Em alguns casos pode haver também um segundo período de matrículas no segundo semestre, a critério do Ministério da Educação.
Para o estudante é necessário que ele tenha participado do ENEM, que tenha tirado pelo menos 450 pontos e não tenha zerado na redação. Além disso, ele precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior com avaliação positiva no MEC, pagar a taxa de inscrição e realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido pelo MEC.
O que chama a atenção do FIES é provavelmente a taxa de juros que é muito baixa se consideramos que estamos no Brasil, um país onde as pessoas estão acostumadas a pagar juros exorbitantes. Além disso, o aluno só começa a pagar o financiamento, 18 meses após o término da faculdade, quando provavelmente ele já estará trabalhando. Esses dois fatores combinados tornam o FIES uma opção bastante atrativa.
Até 2015 as chances eram enormes e creio que se a pessoa atendesse os critérios do Fies não havia razão para não ser atendido. Mas em 2015 houve cortes no orçamento e a quantidade de contratos novos foi muito limitado, o que deixou muita gente na mão. Para os próximos anos a situação não deve ser muito diferente, ou seja, além de atender todas as exigências, poderá haver riscos de uma pessoa não conseguir o financiamento por falta de recursos.
Para obter informações sobre o Fies, o Sisfies e outras sofre o Financiamento Estudantil do MEC, acesse o site: https://sisfiesportal.mec.gov.br
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos