Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Qual formação para trabalhar em montadoras de automóveis? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
Muitas pessoas sentem curiosidade em saber o que é preciso para conseguir um emprego em uma montadora. Esse é um setor muito procurado, por causa dos bons salários que ele oferece.
Fazer carreira em uma montadora é o desejo de muitos, mas não são todos que têm uma boa base de conhecimento para conseguir uma vaga. É claro que gostar de automóveis é um dos principais elementos para entrar nesse meio. Mas não é o suficiente.
Preciso de fazer um curso superior para trabalhar em uma montadora? Isso depende da área em que deseja atuar. Mas, aqui vamos nos focar na carreira de montador e de consultor.
Para trabalhar como consultor ou montador não é necessário ter uma graduação em curso superior. Porém isso é muito recomendável para quem tem o sonho de crescer dentro de uma empresa. Além disso, quanto maior for o conhecimento, maiores são as chances de conseguir um emprego.
Mas, o que faz um consultor e um montador automotivo? Qual é o curso universitário mais indicado para essas profissões?
Um consultor automotivo é um profissional que faz consultorias técnicas de veículos, conferindo a manutenção das peças da parte mecânica, elétrica, funilaria, pintura, etc. Atua recepcionando os clientes e empresas que desejam negociar a compra de veículos nas montadoras. Também trabalha com a organização do local para otimizar o espaço físico e facilitar o fluxo de carros.
Ele é responsável por estabelecer regras e aprovar ou não o pedido de garantia e a revitalização dos automóveis. O consultor deve acompanhar os negócios da concorrência e avaliar oportunidade para novos negócios.
Para quem deseja se tornar um consultor automotivo, o curso superior mais indicado é o de administração. Ele é do tipo bacharelado com duração média de 4 anos. Quem se forma em administração para atuar em todos os setores, sendo o responsável por tomar importantes decisões de uma empresa.
Um administrador acompanha as atividades dentro de uma companhia e desenvolve estratégias para tornar o desempenho mais efetivo como um todo. Um consultor automotivo graduado em administração terá uma bagagem de conhecimento maior na hora de avaliar os processos gerenciais da empresa e na hora propor soluções para a empresa.
Já um montador de automóveis tem a função de analisar quais peças estão com defeito na hora da montagem. Ele ajuda a regular as peças, verifica quais delas precisam ser trocadas e cuida da organização do espaço em que as peças ficam estocadas. Além disso tudo, o montador precisa acompanhar as operações, a qualidade dos produtos utilizados, e exercer o autocontrole de retrabalho.
Para a função de montador de automóveis os cursos universitários mais indicados são o de engenharia mecânica e o de engenharia automotiva. Para ser engenheiro em qualquer uma das duas, é necessário fazer o curso superior do tipo bacharelado que dura em média 5 anos e conseguir o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado em que atua.
O curso de engenharia mecânica trabalha com o desenvolvimento de projetos, com a construção, a operação, a análise e a manutenção dos sistemas mecânicos. O profissional formado nessa área trabalha para diferentes tipos de indústria, criando motores, máquinas, veículos e quaisquer sistemas termodinâmicos.
Mas, também é possível atuar em pesquisa de novas tecnologias, gerenciar as equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, e outras coisas mais. Por isso, as disciplinas estudadas por quem quer se tornar um engenheiro mecânico são as ligadas às Ciências Exatas e aos processos industriais e produtivos.
Já a engenharia de automóveis é o curso ideal para essa profissão, ou qualquer outra para as pessoas que amam carros. Ela tem muita relação com o de engenharia mecânica, inclusive, as disciplinas são muito semelhantes. Porém, o curso de engenheiro automotivo é mais específico para quem quer trabalhar em uma montadora.
Apesar de essas serem as principais, qualquer outro tipo de graduação pode ser muito benéfica e agregar mais conhecimento. No setor industrial, para não ficar para trás, é preciso se manter atualizado conforme as mudanças no mercado.
O mais importante é estar sempre em busca de se aprimorar na profissão que deseja.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos