Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Qual faculdade fazer para trabalhar na Receita Federal?

Home » Educação Superior

Qual faculdade fazer para trabalhar na Receita Federal? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.



Conseguir segurança profissional com um cargo público é o sonho de diversas pessoas. E, um emprego na Receita Federal é uma das formas de tornar isso realidade.

A Receita Federal é o órgão muito importante do governo, pois ele cuida da administração dos tributos e assuntos relacionados com o comércio exterior. Quem trabalha nela contribui para o combate de diversos tipos de ações fraudulentas.

Mas, o que estudar para trabalhar na Receita Federal? Qual curso superior é preciso para conseguir um emprego nela?

Dependendo do cargo, é possível conseguir uma vaga na Receita Federal sem possuir uma formação de nível superior.

Mas, para ter um emprego na Receita Federal é preciso prestar concurso público. No edital do concurso é possível saber se o cargo em que está interessado, necessita de curso superior ou não.

Quem conquista um emprego nesse órgão tem direito à férias, aposentadoria, gratificações, licenças e adicionais variáveis. Uma coisa interessante é que ela proporciona a vantagem de crescer na carreira e oferece treinamentos para que os novos funcionários possam aprender sobre a sua função.

Com uma graduação de nível superior, é possível alcançar cargos mais altos e ter uma remuneração maior. O ideal é escolher um curso com maior ligação com a área.

Dentre os cargos que precisam de ensino superior para quem quer trabalhar na Receita Federal, podemos destacar o de Auditor Fiscal e Analista Tributário. Já para quem tem o ensino médio, há os de Assistente Administrativo e o de analista técnico administrativo.

Como o cargo de assistente administrativo é o que mais possui vagas, vamos nos focar nele.

Quer saber qual curso universitário é o ideal para um Assistente Administrativo? Nas próximas linhas, você vai descobrir.

Assistente administrativo

Um assistente administrativo trabalha oferecendo suporte no setor para os setores de administração financeira, processos operacionais e logística da Receita Federal. Ele controla as receitas e as despesas, por meio da gestão as atividades de rotina.

Nesse cargo, o profissional faz a emissão de documentos, cuidam da atualização de cadastro e lida com os fornecedores e clientes.

O assistente administrativo pode atuar como secretário, oferecendo apoio para os gestores nos processos operacionais nos vários setores de uma empresa. Mas, ele também pode atuar de uma forma específicas dentro de uma empresa.

Para um assistente administrativo, os cursos superiores mais indicado são o de Direito e o de Contabilidade. O curso de Direito dura 5 anos e o de Contabilidade dura 4 anos, sendo ambos do tipo bacharelado.

O curso de Direito lida com a aplicação e cumprimento das leis e manter a sociedade de forma organizada. Esse é um dos ursos mais deseja do país, pois apresenta grandes oportunidades dentro do mercado de trabalho e permite ganhar boas remunerações.

Os tópicos ensinados nesse curso são ligados às Ciências Humanas. Mas, conforme a escolha da especialização é feita, outras matérias são acrescentadas. A maioria das matérias são teóricas e exigem uma grande dedicação às leituras de textos com termos relacionados só a área jurídica.

Aqueles que se formam em Direito encontra muitas oportunidades para trabalhar. Mas, para se formar nesse curso, a dedicação é uma das principais características que uma pessoa precisa ter.

Já o curso superior de contabilidade é um dos mais procurados no Brasil, e um dos que mais formam profissionais para o mercado. Ele lida com números e cálculos, com as leis e com trabalhados estratégicos. Todas as empresas precisam de um contador para manter as contas organizadas e tudo dentro da lei.

A grade curricular possui pequenas variações conforme a faculdade escolhida, mas as mais comuns e importantes para quem deseja seguir a carreira de assistente administrativo, são: matemática financeira, probabilidade e estatística, legislação tributária, planejamento estratégico, análise de custos, e orçamento público.

Outros cursos

Mas, mesmo que esses cursos não sejam do seu agrado, vale a pena investir em um outro curso de graduação. Quanto maior é o seu nível de conhecimento, maiores são se tornam as chances de passar no concurso da Receita Federal, e maiores são as oportunidades de subir na carreira.

Por isso, ter uma graduação, seja em que área for, é um grande combustível na vida profissional de qualquer pessoa.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.