Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Qual faculdade fazer para ser policial militar ou civil? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
A carreira de policial é uma das mais importantes que existem. Eles zelam pela nossa segurança e ajuda a manter a sociedade em ordem. Essa é uma profissão extremamente gratificante, mas também muito perigosa e nem sempre valorizada.
Mas, apesar das dificuldades que a categoria passa, existem muitas pessoas que desejam seguir essa profissão. Muitas escolhem ser policiais por causa das oportunidades que a carreira proporciona e pelo desejo de proteger a sociedade.
Mas, como se tornar policial? É necessário ter um curso universitário?
Isso depende da categoria. Para ser um policial civil é necessário fazer faculdade, mas para ser um policial militar, basta só o ensino médio.
Existem 3 tipos de policiais: militar, civil e federal. Todas essas categorias possuem cargos para quem tem curso superior. Porém, para a maioria deles, é necessário prestar o concurso público e passar nos testes de condicionamento físico.
Na hora de escolher qual curso fazer, o indicado é fazer um curso universitário ligado à área e que proporcione mais chances de começar essa carreira com chave de ouro.
Se ainda está com dúvidas, aqui vão algumas informações importantes sobre as responsabilidades e qual o curso é mais indicado para quem deseja ser policial civil ou militar.
O policial civil é responsável pelas investigações, procurando por evidências e cuidando da segurança pública. Ele deve procurar por provas e indícios que possam ajudar na solução de um crime, atuando depois da ocorrência de um crime.
Para entrar nessa corporação, é preciso prestar concurso público e cumprir certos pré-requisitos ligados à nacionalidade, documentação, conduta social e ensino superior completo. Em alguns cargos, são aceitos diplomas em qualquer área, em outros é exigida uma formação específica.
Os melhores cursos universitários para ter mais sucesso na polícia civil são o bacharelado em Química de 4 anos e o de Medicina de Ciências Biológicas que, com a especialização, pode chegar a mais de 6 anos.
Quem faz o curso de Química também pode escolher a formação em licenciatura para se tornar apto para lecionar. Ele trata da composição e a transformação da matéria e pede maior dinamismo e versatilidade.
No curso, as principais matérias são as ligadas à física e matemática, com atividades teóricas e práticas nos laboratórios. Esse curso pode ser muito útil na hora de recuperar provas, analisar pistas, etc.
Já o curso de Medicina, ajuda a manter e restaurar a saúde mental, física, social e psicológica de uma pessoa. Se tornar um médico é o sonho de muitas pessoas, mas nem todas possuem condições físicas e emocionais necessárias. A carga horária dele é bem puxada, sendo que é necessário realizar plantões em hospitais e aprender a como cuidar dos pacientes.
Ao se tornar um médico, é possível entrar para a polícia civil e trabalhar na área de perícia da polícia, coletando evidências para a solucionar crimes.
O policial militar cuida da segurança das pessoas, aplicando as leis para impedir que crimes aconteçam. Para entrar nessa corporação e se tornar um cabo ou soldado, é preciso fazer a prova do concurso. Cada estado pode estabelecer algumas regras específicas ao processo seletivo. Com a aprovação, o concursado precisa realizar o curso de formação de policial. Ao se formar, ele se torna um soldado ou praça, recebendo uma remuneração que varia de acordo com o estado.
Para se tornar um soldado ou praça, basta ter o ensino médio completo. Porém, com uma graduação em um curso superior, é possível crescer nesse setor. A graduação mais indicada para quem quer se tornar um policial militar é a de Direito.
Esse é um curso de bacharelado que dura 5 anos, e que lida com a aplicação e cumprimento para manter a sociedade organizada. Ao se formar em Direito, é possível ter uma maior compreensão dos direitos e deveres dos cidadãos.
Quem se forma em Direito pode, inclusive, subir de função e se tornar um delegado, investigador, perito criminal ou escrivão
Para certos cargos dentro das polícias civil e criminal, não é cobrado um curso superior específico. Caso nenhum dos cursos citados seja de interesse, vale a pena investir em qualquer outra graduação.
O mais importante é investir na carreira e não ficar sem estudar!
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos