Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Qual faculdade fazer para ser governador de estado? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
Quando chegam as eleições é normal que muitos brasileiros se questionem sobre qual é de fato a função de cada cargo político. O conhecimento em relação aos deveres daqueles que escolhemos é muito importante para que possamos cobrar os nossos direitos.
Juntamente com o cargo de presidente e prefeito, o de governador é um dos que mais recebe a atenção da população brasileira. Mas, o que é necessário fazer para ocupar esse cargo? É preciso uma formação acadêmica superior?
Não. Quem se candidata para o cargo de governador do estado não precisa ser graduado em uma faculdade ou universidade. Os requisitos para conseguir concorrer ao cargo de governador são os seguintes:
Sendo assim, não é exigido nenhum tipo de conhecimento específico para ser governador. É claro que o quanto mais se aprende mais vantagens conseguimos na vida. Por isso, ter uma graduação superior pode ajudar a entender melhor a sociedade e os cargos políticos.
Mas, qual a função e quais os cursos mais indicados para ser um governador?
O governador é o chefe executivo estadual que possui o dever de administrar e representar o estado pelo qual ele foi eleito. Ele é responsável pela articulação das ações políticas, jurídicas ou administrativas do estado, com os municípios e governo federal. O mandato dura por 4 anos, com possibilidade de se reeleger por mais 4 anos.
As suas principais responsabilidades são:
Para quem deseja se tornar um governador, os cursos de formação superior mais indicados são Administração, Ciências Políticas e Direito.
O curso de bacharelado em Administração dura em média 4 anos e apresenta tópicos ligados a gestão, algo que é fundamental para um governador. Ele vai ser muito útil na hora de aprender a melhor forma de gerir um estado. Esse curso oferece um currículo diversificado, que tem muito a oferecer para quem deseja entrar na vida política.
O curso de Ciências Políticas é diretamente ligado ao mundo político. Em média, a sua duração é de 4 anos e a formação é do tipo bacharelado. Quem se forma como cientista político pode trabalhar nos diferentes órgãos públicos. Com ele, uma pessoa que deseja ser candidato a governador pode aprender mais sobre as políticas públicas, economia, o funcionamento da nossa sociedade, e várias outras coisas mais.
Por fim, tem o curso de bacharelado em Direito que dura em média 5 anos. Ele proporciona um grande conhecimento teórico sobre como funciona a ocupação no setor público. Em seu conteúdo, é possível encontrar tópico referente ao sistema tributário, previdenciário e administrativo.
Repetindo, a graduação não é algo obrigatório para quem almeja ser um governador. Os cursos que foram citados acima são os que mais têm a oferecer para quem deseja ser um político. Mas, quanto mais puder aprender sobre os principais aspectos ligados a esse cargo, mais bem preparada uma pessoa estará.
Quem já possui graduação em qualquer outro curso pode optar por realizar uma pós ou um curso de especialização. Mas, seja como for, o importante é adquirir um maior conhecimento sobre as características e o funcionamento do país, identificando as suas necessidades e as possíveis melhorias.
Enfim, investir em educação sempre é um bom negócio.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos