Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Qual a diferença de faculdade/universidade pública e privada? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
Quando estudamos no ensino fundamental e médio sabemos, pelo menos, de forma geral que existem escolas públicas e particulares. As diferenças entre elas, quando há interesse em saber, não são difíceis de identificar pois há muitas delas em todos os lugares, assim, a própria observação já é um bom critério.
Mas quando o assunto é educação superior, pode ser que nem todos tenham o correto entendimento do que são faculdades públicas e privadas, o mesmo vale para universidades e centros universitários.
Para tanto, passaremos a analisar cada uma delas.
As faculdades e universidades públicas são aquelas que são criadas e mantidas pelos governos estaduais ou pelo governo federal. Em geral há pelo menos uma universidade estadual em cada estado e há pelo menos uma universidade federal em cada estado do país.
Alguns estados como São Paulo, há três universidades públicas estaduais (USP, UNICAMP e UNESP), sem contar uma faculdade que é a FATESP. Além das estaduais há três federais: UFSCAR (Federal de São Carlos), UNIFESP (Federal de São Paulo) e UFABC (federal do ABC Paulista).
Em Minas Gerais, por exemplo, há 11 universidades públicas federais e é o estado com maior número de universidades públicas, sendo elas: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e as federais de Ouro Preto, Uberlândia, Triângulo Mineiro, Lavras, Itajubá, São João Del Rei, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Viçosa e Alfenas.
As principais características das instituições públicas de ensino superior são:
É importante citar ainda que o governo federal mantem também os Institutos Federais de Educação Tecnológica e alguns governos estaduais tem instituições similares.
Do outro lado estão as faculdades e universidades que são criadas e mantidas pela iniciativa privada e portanto são chamadas por este nome ou por particulares.
Essas instituições são a maioria em número no país e embora já sejam muitas, parece que ainda não há sinais que vão parar de crescer.
A principal características dessas instituições é que os cursos são pagos, diferentemente das universidades públicas onde o ensino é gratuito. Aqui, tanto os cursos de graduação, como os de pós-graduação são pagos.
Mas além dessa característica é importante observar outras, como:
Como exemplo, algumas das principais instituições particulares temos a PUC – Pontifícia Universidade Católica que está presente em várias cidades do Brasil, Makenzie, UNIP, Estácio de Sá, Uninter, Unopar, ESPM, Fundação Getúlio Vargas, Uninove, FAM, entre outras.
A julgar pela concorrência não resta dúvida que são as públicas, até porque são gratuitas. Muitas delas como USP, Unicamp, UFMG e outras são disputadíssimas para alguns cursos e geralmente são reputadas por oferecerem a melhor formação.
Mas há boas universidades e faculdades particulares também. Veja na lista acima que demos que já temos ali bons exemplos.
É sempre bom termos em mente que as vezes não precisamos estudar na melhor faculdade do Brasil para sermos bons profissionais. Nem sempre os formandos da USP serão os melhores. Então é preciso alinhar qualidade com possibilidade e seja lá onde formos estudar, fazer o melhor possível.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos