Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Qual a diferença de EAD ou e-learning, semi-presencial ou a distância? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
As siglas e termos técnicos são importantes por comunicar de forma curta um entendimento ou conceito mais amplo. Sempre que é usado passa a ideia de que algo a ser explicado e assim não é diferente quando vemos a sigla EAD ou os termos e-learning, semi-presencial e a distância quando se refere ao conceito da educação.
Quais as diferenças e semelhanças entre esses termos e as suas aplicações dentro da educação como um todo? Veremos abaixo.
Esta sigla significa Educação A Distância e portanto tem uma definição bastante genérica. Sua aplicação surgiu em contrapartida ao modelo de educação tradicional e presencial que conhecemos a tanto tempo.
Embora o ensino a distância seja anterior ao período da internet, foi com a popularização da rede mundial de computadores que a educação a distância ganhou força e ai para diferenciar do modelo presencial surge a sigla EAD.
Desta forma, um curso superior a distância, assim como um curso livre de inglês a distância, ambos estão debaixo da sigla EAD, pois ambos são feitos remotamente. Assim, EAD não é específico de um tipo de curso, grau ou nível acadêmico, mas de qualquer curso ou projeto de ensino-aprendizagem que é feito a distância.
O termo e-learning é usado na língua inglesa com a mesma finalidade que o EAD é usado na língua portuguesa, ou seja, educação a distância. Embora ele não seja uma sigla e sim um termo, mas o significado em termos práticos são os mesmos.
e-learning chegou a ser bastante usado no início aqui no Brasil, com a nossa tendência de copiar termos da língua inglesa e aplicar em nossa realidade, mas ultimamente ele desapareceu um pouco, talvez em função da sigla EAD ter ganhado muita forma e ser melhor aplicável para o caso em si.
No ambiente da educação a distância é possível encontrar cursos que são ofertados ao público de duas formas: o primeiro é totalmente a distância e o segundo é semi-presencial.
Nesse último, parte do curso é feito a distância e parte é feito presencialmente. Um bom exemplo são os cursos de graduação a distância que temos aqui no Brasil, onde na verdade eles são semi-presenciais, já que o aluno vai pelo menos uma vez por semana no polo de apoio presencial para assistir aulas ou realizar atividades, especialmente aquelas que envolvem o uso de laboratório. Sem contar que as provas são feitas presencialmente também.
Então na prática, parte do curso é feito a distância e parte é feito presencial e a este modelo damos o nome de semi-presencial.
Os termos a distância têm duas finalidades de uso. O Primeiro é quando ele é usado em contrapartida do semi-presencial, ou seja, quando um curso é feito 100% a distância. Neste caso estão boa parte dos cursos livres e até algumas graduações.
O segundo uso é o mais comum para se referir ao modelo de educação a distância. Neste caso ele pode ser substituído pela sigla EAD, que já vimos acima.
Logo é comum dizer: faculdade a distância ou faculdade EAD, curso superior a distância ou curso superior EAD.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos