Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade a distância x presencial: Qualidade, preço e diferenças é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
A educação a distância é uma realidade e o modelo que cresceu muito nos últimos anos não dá sinais de que vá parar de crescer. A verdade é que ele veio para ficar e muita gente já foi beneficiada por ele e muitos ainda serão beneficiados.
Por outro lado a educação presencial, especialmente no que diz respeito a educação superior também vai bem, obrigado. Por incrível que parece e para surpresa de muitos as faculdades a distância parece não ter atrapalhado em nada o modelo presencial que continua com suas salas abarrotadas de alunos em todo o país.
Afinal, qual a diferença entre os dois modelos? Analisaremos aqui pelo menos três aspectos, sendo o fator qualidade dos cursos, o preço e pontuaremos algumas das principais diferenças.
O primeiro e talvez mais discutido item é a qualidade dos cursos oferecidos por instituições que atuam no modelo EAD em relação ao modelo presencial.
Primeiro é preciso deixar claro que qualidade é subjetivo e portanto nem todas as pessoas vão enxergar da mesma forma. Também os critérios usados podem não ser os mesmos, portanto é necessário agir com cuidado ao tecer considerações e principalmente julgamentos.
Já ouvi muitas pessoas que fizeram faculdade a distância questionar a qualidade das mesmas, alegando que se aprende pouco neste modelo. Pode ser que exista verdade nisso, mas encontraremos pessoas dizendo o contrário.
Uma coisa é certa: os modelos são diferentes e consequentemente a maneira de aprender e talvez até de mensurar este aprendizado também são diferentes.
Se um aluno opta por faculdade a distância, mas ele não tem autonomia, não é organizado e é uma pessoa muito dependente, certamente não irá aprender muita coisa.
Neste aspecto a faculdade presencial responderá melhor às necessidades deste aluno, já que terá o professor por perto, assim como outros estudantes e tal.
Minha conclusão é que o modelo presencial será melhor para a maioria das pessoas pelos motivos acima citados, mas não para todos. Eu fiz faculdade EAD e faria outra se tivesse disposição e tempo para tal.
Se a qualidade é subjetiva, o mesmo não se pode dizer do preço, já que este é visivelmente favorável ao modelo a distância que tem mensalidades bem mais baratas do que as que atuam no modelo presencial. Isto é aplicável à instituições privadas, naturalmente.
Uma faculdade presencial é mais cara pelo fato de ter uma infraestrutura grande para atender uma quantidade menor de alunos. No modelo EAD uma estrutura atende uma quantidade muito maior de alunos e portanto os custos se dissolvem na quantidade.
Existe um conceito que foi cunhado pelo americano Cris Anderson chamado de the long tail (a cauda longa) que explica bem isso que acabei de escrever. Segundo este conceito que certamente foi baseado no princípio de Pareto, conhecido também como 80/20, na internet é possível esticar a cauda e o volume que se alcança compensa e proporciona possibilidade de reduzir custos, entre outras coisas.
Apenas para efeito de comparação, na data deste artigo (26/10/2018), consultei uma tradicional instituição de ensino aqui no Brasil e encontrei esses valores para dois cursos da sua grade:
As diferenças podem ser notórias em algumas áreas, podem não ser tão perceptíveis em outras e ainda podem nem existir.
Inicialmente é preciso dizer que ambos têm basicamente a mesma grade ou pelo menos deveria ter, uma vez que isto envolve a autorização do curso junto ao Ministério da Educação. Portanto estamos falando do mesmo curso.
Algumas diferenças que são mais visíveis:
Creio que esses sejam os pontos mais relevantes, apesar de haver outras diferenças.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos