Home » Educação Superior
Curso superior EAD, vale a pena fazer faculdade a distância? é uma disciplina do curso superior de Educação Superior.
Não resta dúvidas de que estudar é algo bastante necessário para quem deseja se desenvolver profissionalmente e até pessoalmente. No Brasil, o ensino fundamental é obrigatório, o ensino médio, apesar de não ser obrigatório é muitíssimo recomendado e a graduação é desejada.
Mas diante de tantas dificuldades que algumas pessoas enfrentam para estudar em instituições presenciais, a opção de estudar em um curso superior a distância aparece como uma alternativa para esses casos.
Contudo, surge a pergunta: Será que vale a pena fazer faculdade a distância?
Bem, como quase tudo na vida, há os pontos positivos e negativos e neste caso não seria diferente. Então, para não sermos parciais na resposta, segue abaixo algumas razões que responde afirmativamente e outras que respondem negativamente a esta pergunta.
1º - Sim, vale a pena
Como ex-aluno de faculdade EAD posso garantir que vale a pena sim. Minha experiência mostrou-se positiva, apesar de ter sido a bastante tempo e em uma época em que o modelo começava a dar seus primeiros passos. Segue abaixo algumas razões pelas quais eu creio que vale a pena:
- Comodidade. Talvez a principal vantagem deste modelo é a comodidade que ele oferece e talvez este seja o principal motivo pelos quais as pessoas optam pela educação a distância. Estudar em casa ou no ambiente de trabalho, quando isso é permitido, dá as pessoas a possibilidade de conciliar estudos com outras atividades.
- Preço. O valor das mensalidades de uma faculdade EAD é muito mais baixo que uma presencial e isto ocorre pelo fato de o modelo conseguir atender muito mais pessoas com infraestrutura reduzida e com menor custo.
- Opções. Para quem mora nos grandes centros ou mesmo nas cidades do interior do centro sul do Brasil talvez não imagina que em outras regiões do país as faculdades presenciais não estão em todos os locais e há localidades onde as pessoas teriam de viajar muito para poder estudar presencialmente em uma sala de aula. Com isso a educação a distância vem oferecer mais opções através dos diversos polos de atendimento presencial espalhados em todo o país.
2º Não. Não vale a pena
Mas como dito acima, há pontos negativos e para muitas pessoas e em certas circunstâncias é possível afirmar que não vale a pena fazer faculdade a distância. Creio que algumas situações podem ser:
- Qualidade. Uma das principais críticas das faculdades a distância é a falta de qualidade. Isto não é verdade, pelo menos não em todos os casos, mas o que ocorre aqui é a falta de percepção dessa qualidade. Pelo fato do modelo ser diferenciado e exigir muito mais do aluno, fica a impressão que o curso é ruim, mas talvez o problema seja a falta de entendimento do modelo. Se você não compreender bem isso, talvez não vale a pena para você.
- Falta de autonomia. Pessoas muito dependentes podem ter mais dificuldades, afinal o modelo difere exatamente pelo fato de você não ter aulas presenciais e um professor ao seu lado o tempo todo para ajudá-lo. Então se você não abre mão dessa ajuda presencial, o modelo EAD não é para você.
- Foco na prática. Muitas das pessoas que conheço que fizeram faculdade a distância e o meu próprio exemplo mostra que o modelo é pobre na questão prática. Não é a toa que a maioria dos cursos a distância são aqueles em que impera a teoria. Mas não pense que nos cursos presenciais a coisa é muito diferente, pois não é. Mas se você busca prática profissional, talvez irá sentir um pouco de falta disso nos cursos EAD.
- Limitação de cursos. Por hora a quantidade de cursos ofertados por este modelo ainda é muito limitado. A maioria dos cursos de bacharelado, por exemplo, não há opções a distância. Então se quiser se um engenheiro, médico, dentista ou advogado, por exemplo, a opção ainda é a educação presencial.