Home » Direito
Faculdade de Direito: Estudos Disciplinares é uma disciplina do curso superior de Direito.
A Unisinos foi escolhida em 2017 como a universidade com melhor graduação privada do país. A notícia e avaliação são do MEC, divulgadas em 8 de março. Sabendo disso, o estudante de Direito desta universidade deve ter em mente que será cobrado de acordo com o nível que a Unisinos atingiu.
Estudar não é fácil e, muitas vezes, se torna entediante. Mas como tornar o estudo do Direito prazeroso? Para que ele não seja interessante somente na explicação do professor ou dentro dos tribunais, precisamos entender que o Direito também é teoria e que teoria precisa ser estudada criticamente.
Antes de nos formarmos na faculdade, somos chamados a mergulhar no universo jurídico para aprender a nadar nele. Assim, os estudos estão inseridos dentro deste universo. Alguns professores meus cobram fichas de leitura, outros são mais liberais neste sentido.
Mas estudar não é só ler. É ler, interpretar, atualizar informações, realizar comparações, pensar e repensar a realidade, anotar, pesquisar. E o resultado disso a gente só vê com o tempo. Nem sempre temos o resultado mais adequado ou o que desejávamos, mas isto está ligado aos métodos de estudo.
Eu fui muito influente no grêmio estudantil durante o ensino médio e também sempre pesquiso muito sobre técnicas que podem ajudar estudantes. Em especial, para os estudantes de Ciências Jurídicas e Sociais - Curso de Direito, separei algumas dicas:
- Estude em um lugar silencioso. Não vai dar certo nunca estudar com várias pessoas por perto, nem em uma festinha de família ou com os filhos olhando tv ao redor. O estudo disciplinar precisa ser realizado em ambiente de silêncio, calmo, sem interferência externa. Desligue música, tv e quaisquer outros aparelhos que possam atrapalhar a concentração.
- Tenha canetas coloridas. Nós, estudantes de Direito, sabemos que os conteúdos são diversos e, por vezes, se confundem. Uma dica legal é ter canetas para cada coisa que estiver sendo estudada. Por exemplo: posso sempre usar marca-texto amarela para destacar as partes importantes das leituras de Direito Constitucional e caneta lilás para as de Direito Penal. Ou ainda: sublinhar com verde as dúvidas, amarelo os destaques, rosa as novidades. E podemos também colocar legenda nas nossas canetas! Assim sempre as usaremos da mesma forma. Se tu tens um pouco de memória fotográfica, esta dica é maravilhosa.
- Faça resumos. Eu, por exemplo, não tenho memória fotográfica. Então pra mim é muito difícil de memorizar algo apenas por ler ou marcar com caneta marca-texto. Preciso escrever, a próprio punho, um resumo da matéria, baseando-me em todos os materiais que eu tiver para aquilo. O resumo pode ser esquemático ou discursivo (isso também é uma questão de testes, pra ver como fica melhor para ti).
- Ter horário. Não adianta! O estudo precisa sim ter um horário definido só para ele. Não há como estudar e fazer o almoço de domingo ao mesmo tempo (uma das atividades - ou até as duas - vai ficar mal feita). Portanto, é válido lembrar que é bom se organizar, definir com antecedência o horário que vai estudar e quanto tempo vai ficar fazendo isso (e só isso). Pra quem não tem o hábito de estudo ainda, sugiro começar com não mais do 45min ininterruptos. Vai aumentando conforme te sentir confortável. Além disso, mesmo que tenhas uma habilidade ótima de concentração, há estudos que dizem que estudar por mais de três horas consecutivas não faz bem. Para o estudante de Direito, que muitas vezes passa por disciplinas muito subjetivas e teóricas, é fácil visualizar a aplicabilidade desta questão.
- Tenha todo o material a disposição. Antes de começar o estudo, separe todo material daquela disciplina no local onde vai estudar. Não é legal ter que parar o estudo para ir procurar um livro na biblioteca da cidade ou comprar canetas novas. Isso desconcentra e o estudo nunca é o mesmo de novo. Então tenha dudo a pronto acesso. Isso fará muita diferença na efetividade do estudo.
- Alimente-se e durma adequadamente. Não tem efeito nenhum estudar com fome ou com sono. O cérebro apenas vai estar sendo forçado a fazer algo que não está apto. Se for preciso, deixe para estudar uma hora mais tarde do que o planejado, mas almoce tranquilamente antes. Além disso, se estiver com muito sono na noite anterior a uma prova difícil, por exemplo, prefira dormir no horário habitual e acordar uma hora mais cedo do que ficar estudando até tarde cansado; para realmente ter efeito.
Estas são apenas algumas dicas de estudo que eu fui desenvolvendo ao longo da minha formação (que também está em desenvolvimento). É sempre válido pesquisar mais.
Diovanna Fritsch, estudante de Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS