Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade Ciências Econômicas: Fundamentos de Administração é uma disciplina do curso superior de Ciências Econômicas.
Essa é uma matéria de carga horaria variável, geralmente obrigatória mais pode ser optativa ou ter seu conteúdo ligado a outra matéria em uma nomenclatura diferente. No meu caso, se trata de uma boa parte do conteúdo de Fundamentos e teoria organizacional que tem carga horaria de 80 horas mensais em ciências econômicas, assim como no curso de administração, o qual estudamos na mesma turma, essa matéria.
São um conjunto de teorias que foram criadas para dar base no estudo e na prática da administração desde os tempos do Egito antigo até a contemporaneidade. Aqui se verá a abordagem mais humanística e introdutória da administração – mas não menos importante -.
Aqui vamos ter muito conteúdo para ser visto, pois se trata de uma matéria específica no curso de administração e/ou economia. Conteúdos que vão desde as origens, influencias e primeiras escolas teóricas, até os tipos de abordagens e gestão de conhecimento globalizado. Inicialmente tive a apresentação das funções do administrador que dá ênfase no ciclo PCDA – que é quase um mantra na formação de um administrador - (planejar, dirigir, controlar, e agir), primeiras influencias e escolas teóricas, entre elas estão teorias de administração cientifica, os períodos de Taylor (Frederick Winslow Taylor (1856-1915)), a teoria de Henri Fayol (e como ela se difere da teoria de Taylor, as características da teórica clássica e neoclássica. – Recomendo que use bastante os recursos digitais para ajudar na fixação do conteúdo, juntamente por ele ser extenso, eu usei bastante os fóruns dos temas, podcasts, PDF’s, simulados online e vídeo-aulas -. Em seguida se tem contato com a teoria comportamental que envolve autores como Maslow, Herzberg e McClelland. A abordagem humanística pelas fases – as quatro fases mais a conclusão - de experiência de Hawthorne.
Resumindo um pouco, também é abordado os temas sobre a teoria burocrática da administração, - a mais polêmica - a qual traz os estudos de Max Weber com suas vantagens e desvantagens. A teoria estruturalista da administração, suas características, e origens. Num dos últimos tópicos estudei as perspectivas contemporâneas, a teoria do desenvolvimento, os catorze pontos de Deming para a produtividade, qualidade total, benchmarking e administração na globalização e suas características.
As aulas são teóricas e com uso de alguns recursos como vídeo-aulas, estudos dirigidos, seminários, pesquisas e provas.
Qualquer matéria ao longo da vida acadêmica pode render dificuldade e várias dúvidas. Nessa eu tive nos catorze pontos de Deming e em benchmarking. Nas provas uma confusão foi feita também com as teorias de Maslow, e McClelland, principalmente por se tratar de nomes.
A princípio se espera que o aluno seja capaz de compreender as teorias da administração desde o seu começo, para então se sair bem nas avaliações. No meu caso o tema que teve maior cobrança foi a teoria burocrática de Max Weber e a teórica neoclássica que envolve temas como a organização funcional, linear, e linha staff, departamentalização, centralização e descentralização.
Uma disciplina que pra mim é indispensável. Pois como dito anteriormente, ela é a base introdutória da história da administração. E nessa matéria que se aprende a melhores maneiras de administrar uma organização, por exemplo usando os tópicos como a administração por objetivos que se encontra na teoria neoclássica. Se vê que a organização é um grupo de indivíduos que estão organizados de acordo com as suas funções, obedecendo a uma hierarquia. Mais não necessariamente que isso seja uma regra. Espero que possa aproveitar bastante essa disciplina, pra mim ela foi muito importante. Boa sorte e bons estudos!
Layse Muryere G. Marques, acadêmica de Ciências Econômicas no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos