Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Contabilidade Social: Graduação em Ciências Econômicas é uma disciplina do curso superior de Ciências Econômicas.
Essa é uma disciplina com grande teor matemático, com muitas formulas e cálculos. Em média tem uma carga horária de 60 horas mensais e 4 horas semanais. Em graduações como Ciências Contábeis, Administração e Administração Pública pode ser optativa ou obrigatória. Eu tive contato com essa disciplina na minha graduação de Ciências Econômicas, foi uma matéria obrigatória que teve a carga horaria de 80 horas mensais na modalidade EAD (ensino a distância) da faculdade Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci).
A princípio, é um ramo da teoria econômica que estuda a determinação e o comportamento dos agregados nacionais e a parte que se refere a medição desses agregados nacionais se chama contabilidade social, ou seja, é o estudo sobre o registro contábil da atividade produtiva de um país.
Na introdução já me foi apresentado um exemplo de economia simplificada entre empresas e famílias, e dentro desse tema surgiu os tópicos de: fluxo monetário, fluxo de bens e serviços e fluxo circular da renda. Logo após veio a abordagem sobre as três óticas da mensuração que são: produto, despesa e renda, que geralmente tem foco no ramo nacional (produto nacional, despesa nacional e renda nacional), a partir desse tópico o assunto já é bem aprofundado nas contas e tabelas, onde já se tem o conceito definido e o conhecimento de formulas como as de valores adicionais e bens finais. Estuda-se também a economia a dois setores com formação de capital, cálculos de poupança, cálculos de investimento (I e II), componentes de investimento, depreciação de consumo e investimento bruto e liquido.
Mais adiante tem tópicos mais voltados para cálculos em nível governo nacional, que é a economia a três setores. Nessa já se estuda sobre a receita fiscal do governo e gastos. E tem a economia a quatro setores que é sobre o setor externo, com os conceitos de exportação e importação, conceitos de renda liquida de fatores externos e suas fórmulas.
São aulas teóricas com uso de recursos digitais como vídeos-aulas e documentários. Também contou com estudos dirigidos, seminários, pesquisas, atividades avaliativas e provas.
Quais dificuldades encontrei no estudo de contabilidade social?
A minha maior dificuldade com foi com o grande número de fórmulas a serem praticadas e em montar as tabelas com os resultados das contas. Precisei de dias de treino e estudo em casa para conseguir ter um bom rendimento na matéria, a qual foi uma das que tive mais dificuldade.
A cobrança principal é que o aluno esteja apto a fazer os registros contábeis de um país com dados corretos e seguros, usando corretamente as formulas de (produto interno bruto “PIB”, renda liquida de fatores externos “RLFE”, renda liquida enviada do exterior “RLEE”, renda liquida recebida do exterior “RLRE”, produto nacional bruto “PNB”, e formula final de despesa nacional “DN”). Isto é, registros detalhados com apresentação em gráficos e tabelas, tanto numa documentação de curto prazo, quanto na de longo prazo.
Particularmente acho essa disciplina muito importante, principalmente para quem pretende trabalhar no setor público no exterior. É uma matéria complexa e extensa, por isso requer um estudo dedicado e minucioso. No entanto, depois que se aprende as formulas, fica tudo mais fácil e seu currículo mais importante. Recomendo que use muito o treino de formulas, veja vídeos aulas e peça auxílio aos professores sempre que tiver dúvidas, pois essa matéria pode ser muito importante no futuro. Espero que aproveite a matéria e se puder já a estude com antecedência. Boa sorte e bons estudos!
Layse Muryere Gonçalves Marques, acadêmica de Ciências Econômicas pela faculdade Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Letras - Inglês pela Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). Marabá - Pará.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos