Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Ciências Contábeis: Contabilidade Tributária é uma disciplina do curso superior de Ciências Contábeis.
Quando iniciei os estudo na faculdade sobre contabilidade me apareceu a meteria “Contabilidade Tributaria” logo pensei “ que raios é essa matéria” de início não gostei, mas enfim era necessário estuda –lá . Iniciou-se então o curso.... Na primeira aula gostei “ engraçado como as opiniões mudam”.
Hoje falar sobre contabilidade tributaria chega a ser um prazer a primeira coisa que aprendi foi que seja qual for o ramo de uma empresa a contabilidade tributaria estará presente pois como disse seja qual for o ramo da empresa todas tem algo em comum “ pagar impostos” e para se pagar impostos a forma de tributação e qual forma é mais viável para a empresa e nada melhor que um contador Tributarista ou como muitos chamam um “contador fiscal”
Então vamos ao que interessa.
Contabilidade Tributária como o próprio nome sugere trata-se de tributos e o que são tributos são obrigações que a empresa tem com os governos Federal, Estadual e Municipal; a mesma visa apurar e conciliar a geração de impostos pois quase sempre uma empresa “quebra” por ter uma carga tributária elevada. Hoje um contabilista tributarista ou como é mais comum ser chamado contabilista fiscal é uma peça fundamental para que uma empresa tenha um bom planejamento para que se pague seus impostos sem que os mesmos sejam abusivos, mas que também não prejudique a empresa com a inadimplência.
Estudar a forma de se arrecadar impostos é a primeira coisa que se deve fazer pois todas as empresa tem que optar por uma forma de tributação atualmente no temos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro real cada uma com sua peculiaridade, lembrando que existem regras para poder se optar por qualquer uma forma de tributação O simples nacional como o nome sugere parece ser a mais simples porem temos que ficar atentos pois existe uma tabela progressiva no simples nacional e dependendo do ramo de atividade a carga pode chegar a 16% (dezesseis por cento) mensalmente. Por isso é necessário um profissional que entenda e oriente bem o empresário para que o mesmo não acabe pagando imposto altos muitas vezes sem necessidade.
Estudar, analisar estar atento as regras anunciadas pelo governo com suas medidas provisórias são formas de ajudar os empresários.
Basicamente a contabilidade tributaria está em tudo que se diz respeito a empresa, pois como já vimos antes tratar-se de pagamentos de tributos, vejamos como, na abertura de uma empresa você paga taxas para abri-la tendo em mãos o CNPJ da empresa e a Inscrição Estadual ( está só será obrigatória no caso de comercio ), depois você vai pedir uma inscrição municipal para poder atuar no município ai começa a cobrança de imposto, pois você nem mesmo atuou no município mas a prefeitura já faz uma conta para que o empresário pague a Taxa de licença funcionamento.
Começando a exercer o seu comercio já se tem que comprar mercadorias essa compra gera uma nota fiscal essa nota fiscal gera impostos, esses impostos precisam ser calculados com cuidado pois existe o ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) porem temos a substituição. (matéria que estudamos em outra ocasião caso seja aceito meus textos irei enviar um a respeito de imposto detalhando cada um). A contabilidade tributaria ajuda na elaboração de balancetes, na provisão de pagamentos, ajuda em um planejamento cuidadoso para que a empresa não pague mais do que ganha.
Porém não podemos confundir taxas com impostos.
• Exemplos de impostos e esferas.
PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ISS, ICMS, IRRF, II, IE, INSS entre outros; cada imposto vai para uma esfera do País, alguns para governo federal, outros governo estadual e governo municipal.
Vendo que a contabilidade tributaria auxilia grandemente no planejamento de uma empresa concluímos que a empresa necessita de um profissional comprometido e responsável para tal planejamento, pois tudo envolve o planejamento e o minucioso controle para que seja corretamente calculado e pago em dia de vencimento para que não ocorra multas e juros pois a carga tributária já é levada.
Irene Gomes
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos