Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Ciências Biológicas: Histologia é uma disciplina do curso superior de Ciências Biológicas.
A disciplina de Histologia faz parte da grade curricular do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. A disciplina faz parte do núcleo comum das matérias de licenciatura e bacharelado. É de caráter obrigatório, possui carga horária total de 54 horas. É oferecida anualmente, no turno da noite, onde as turmas de bacharelado e licenciatura se unem em uma única turma.
Os estudos são sobre tecidos epiteliais, conjuntivos, sanguíneo, cartilaginoso, ósseo, musculares, nervoso. Histologia dos órgãos da visão, audição e das glândulas do sistema endócrino.
A Histologia é a disciplina da Biologia que estuda sobre os diferentes tecidos animais, a nível histológico. As técnicas de histologia permitem realizar diagnósticos de várias doenças a partir de estudos de comparação entre tecidos doentes e tecidos saudáveis.
São estudados os conceitos e classificações sobre os diferentes tecidos animais, bem como, as características celulares e moleculares que conferem as propriedades particulares de cada tecido. Por exemplo, na pele a camada mais externa, chamada de epiderme, é constituída por tecido epitelial.
Suas células são achatadas na superfície, e mais internamente são cúbicas, essas características conferem proteção contra o ressecamento e contra a entrada de invasores. Abaixo da epiderme, há a derme, a qual é formada por tecido conjuntivo denso, rico em fibras colágenas, as quais conferem flexibilidade, evitando assim que aja o rompimento das células em caso de tração, ou contato.
As aulas são teóricas, expositivas, onde são abordados diversos assuntos acerca do tema histologia, de acordo com o plano de ensino. Ao final do curso, costumam ter apresentações de seminários, com regras definidas pelo professor, com temas relacionados com a disciplina.
As principais dificuldades foram: primeiro em relação a fazer as associações dos termos usados, ou mesmo das imagens representativas, com a realidade, pois é preciso uma grande capacidade de abstração para entender melhor a representação de cada tipo de tecido animal.
As principais características dos tecidos epiteliais, conjuntivos, sanguíneo, cartilaginoso, ósseo, musculares, nervoso, a função de cada um, e a localização. E visto ainda sobre a histologia dos órgãos da visão, audição e das glândulas do sistema endócrino. Em geral a cobrança de um seminário, que pode se individual ou em grupo, conforme definido pelo professor, com tema a ser sorteado, mas a cada período pode ocorrer mudanças nas formas de avalição.
Entender os tipos de tecidos animais, quais suas principais características, suas funções, processos e fenômenos envolvidos para a formação e composição de um organismo é uma questão quase crucial para um formando em Biologia, quando se fala em biologia, fica quase impossível não vir à mente algo relacionado à constituição tecidual. Os tecidos estão presentes em toda a constituição de uma animal, e determina todas as funções e processos do organismo, define as suas características, é possível através das características teciduais identificar alterações que podem ou não serem danosas ao organismo.
Maria Isabel, graduanda de Ciências Biológicas da UFSJ.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos