Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade Ciências Biológicas: Fisiologia Animal Comparada é uma disciplina do curso superior de Ciências Biológicas.
Essa é uma parte da disciplina que vi na disciplina de Biologia Animal. É uma disciplina de 4 créditos, realizadas em laboratório. Com carga horária total de 120 horas.
O que é fisiologia animal comparada?
A fisiologia animal comparada é um estudo da biologia animal.
Aprofunda entre outros fatores,
no estudo da nutrição e digestão:
os nutrientes, a digestão comparada, o sistema digestório humano– tubo digestório e órgãos anexos -, a fisiologia da digestão humana – a digestão enzimática e a absorção dos nutrientes-, o controle da atividade digestiva – o controle nervoso e o controle hormonal -, a digestão em outros vertebrados – os herbívoros ruminantes, aves e outras adaptações.
Da respiração:
as trocas gasosas nos seres vivos, a respiração comparada, o sistema respiratório humano – a mecânica ventilatória e o controle da respiração -, as aves e sacos aéreos.
Da circulação:
o sangue – elementos figurados no sangue e coagulação sanguínea -, sistema circulatório – circulação comparada e componentes da circulação fechada-, sistema linfático, circulação nos vertebrados – os peixes, os anfíbios, os répteis e as aves e os mamíferos-, o coração humano, transporte de gases nos mamíferos, mecanismos de defesa – os sistema imunológico e as imunizações.
Da excreção:
a excreção e a homeostase, a excreção comparada, o sistema urinário humano – a produção da Urina e a Regulação da Função Renal.
Do sistema nervoso:
o sistema nervoso comparado, os neurônios e nervos – o impulso nervoso e a sinapse -, o sistema nervoso central – a composição e o ato e o arco reflexo, o sistema nervoso periférico.
Do sistema muscular:
os movimentos e músculos, os tecidos musculares, a contração muscular – energética da contração e a biomecânica da contração.
Do sistema endócrino:
o tecido epitelial de Revestimento e o Glandular, a hipófise ou pituitária – podendo ser:
- o hormônio folículo-estimulante (FSH)
- o hormônio luteinizante (LH)
- o hormônio de Crescimento (GH) ou Somatotrófico (STH)
- a prolactina ou hormônio lactogênico
- o hormônio tireotrófico (TSH)
- o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH)
- a ocitocina
- o hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina -,
a tireoide – a tiroxina e triiodotironina, a calcitonina -, os paratireoides, o pâncreas – o glucanon e a insulina -, os adrenais ( ou supra- renais ) – os glicocorticoides, os mineralocorticoides, os androgênios, a adrenalina e a noradrenalina.
e da reprodução:
o sistema genital masculino, o sistema genital feminino, a gametogênese – que pode ser, a espermatogênese, a ovogênese e a fecundação -, o ciclo menstrual e os métodos anticoncepcionais.
As aulas são realizadas em 2 aulas teóricas e 2 aulas práticas, realizadas em laboratório. O laboratório possui uma grande infraestrutura atendendo tudo o que é necessário para as aulas. No laboratório é visto na prática o que foi estudado na teoria.
Quais as dificuldades que encontrei no estudo de fisiologia animal comparada?
É um estudo complexo em que aprofunda-se nos conceitos do reino animalia.
O estudo aprofundado e compreensão de diferentes partes desse reino.
Exemplo de questões relacionadas a fisiologia animal comparada:
- Quantos gametas se formam a partir de:
a) 1000 espermatogônias?
b) 1000 ovócitos de 1ª ordem?
c) 1000 espermatócitos de 2ª ordem?
É uma disciplina que contribuiu muito para o meu curso superior, pois é parte essencial das ciências chamada de biologia animal em que além das outras biologias depois são estudados os estágios de ciências que possibilita a docência no ensino fundamental.
Foi uma disciplina que fui aprovada no ano de 2014 no 2º semestre.
Júlia Guimarães Ubiali, facebook: o mesmo do nome.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos