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Curso Superior de Biomedicina: Citologia

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Curso Superior de Biomedicina: Citologia é uma disciplina do curso superior de Biomedicina.



Do que se trata a disciplina de Citologia?

Na disciplina de citologia, em cursos de nível superior, analisamos a estrutura “célula”. Iniciando com a evolução dos estudos sobre a célula e teorias sobre a provável origem da vida celular, é nos apresentado o instrumento “microscópio” e apresentadas as técnicas de manusear o aparelho. Sendo assim, aprofunda-se nas estruturas e características das células, estudo e identificação dos tipos celulares distintos – eucariontes e procariontes, estudo e identificação das organelas presentes na célula e suas funções – mitocôndrias, lisossomos, retículos endoplasmáticos liso e rugoso, ribossomo, peroxissomo, cloroplastos, vacúolo, aparelho de Golgi, centríolo, cílios ou flagelos - características estruturais e funções da parede celular, características das organelas e funcionamento do núcleo da célula, e processos biológicos diversos que acontecem na célula – como, por exemplo, divisão celular, síntese protéica e morte celular,

Qual o nível de dificuldade da disciplina e qual nível de dedicação exigido?

O nível de dificuldade tem relação com a quantidade e volume de conteúdo da matéria. Como se estuda o comportamento básico de toda a célula como estrutura complexa, o conteúdo de estudo e dedicação pessoal à disciplina é maior do que o enfrentado em outras disciplinas. No meu caso, além de provas teóricas eram exigidas provas práticas, onde eu tinha que visualizar, identificar e caracterizar a organela ou o tipo celular presente na lâmina.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo discente?

A dificuldade começa quando imaginamos quantas células existem no organismo. Na UFABC o período letivo é diferenciado de outras universidades, adota-se um esquema quadrimestral (3 a 4 meses) consequentemente torna-se muito mais difícil abordar os temas com clareza e calma. Cada tipo celular demanda um estudo aprofundado, inclusive em aulas práticas, e estudo individual, para que o conteúdo denso seja bem assimilado pelo discente e bem trabalhado pelo docente.

Outra dificuldade que senti foi na produção de relatórios das aulas práticas. O tempo era curto para que observássemos as lâminas e redigíssemos o relatório, identificando suas características e classificação. Com a cobrança pelo curto período de tempo, acaba-se por não absorver o conteúdo de forma proveitosa.

Qual a melhor forma de estudar para essa disciplina? Existe bibliografia para o curso?

A melhor maneira de estudar essa disciplina é através da presença nas aulas expositivas, gerenciamento do seu tempo durante as aulas práticas, e estudo individual, com a bibliografia sugerida, a cada aula. Acho importante salientar que se o discente deixar acumular conteúdo, a chance de se perder na disciplina é grande, pela grande carga de assuntos trabalhados.

A bibliografia geralmente recomendada é algum livro ou manual de Biologia Celular e Molecular da preferência do docente. A bibliografia sugerida geralmente não é barata, por isso é interessante observar se a biblioteca da universidade oferece algum exemplar, o que é o caso da UFABC.

Conclusão

O estudo da citologia – ou biologia celular - é a base para o estudo dos organismoscomo um todo, pois a célula é a estrutura básica fundamental de um organismo, sendo responsável por todos os processos biológicos – isoladas ou em conjunto com outras células, formando tecidos. Mais do que essencial e indispensável, essa disciplina é complexa pela riqueza de detalhes apresentados e densidade de conteúdo para ser assimilado.

Entender os processos biológicos os quais são submetidos o organismo humano, assim como o funcionamento da estrutura celular, requer conhecimento do aluno de como as células se comportam nos tecidos e como se organizam para enfim formarem estruturas biológicas estáveis e compatíveis com a vida a qual conhecemos. Essa é uma disciplina que exige disponibilidade de tempo para estudo individual, e muita leitura acerca do assunto.

Erika Mendes Daniel, estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC.



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