Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Home » Arquitetura e Urbanismo
Comunicação e Expressão. Curso de Arquitetura e Urbanismo é uma disciplina do curso superior de Arquitetura e Urbanismo.
Mesmo em um curso de Engenharia, dito de exatas, nos deparamos com a disciplina de Comunicação, a qual nos é introduzida com a ideia de que mesmo engenheiros, que passarão a maior parte do tempo fazendo cálculos, ou arquitetos, que têm como tarefa principal a elaboração de projetos, devem ter a capacidade de comunicação e exposição de suas ideias em palestras ou reuniões corriqueiras.
A disciplina, que também pode ser encontrada como Comunicação Oral e Escrita, faz parte da grade curricular obrigatória de diversos cursos. Na minha faculdade, por exemplo, em uma única turma de Comunicação encontrávamos estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Química. A carga horária é a menor da grade, totalizando 32 horas (ou 38 aulas) na faculdade onde cursei.
Comunicação e Expressão é uma disciplina que visa capacitar os alunos a utilizarem a língua portuguesa em situações diversas, no que se refere à linguagem escrita, como na elaboração de currículos, cartas de apresentação e resenhas, ou ao gênero oral, como em entrevistas de emprego e apresentações orais formais, sejam reuniões ou seminários.
Em Comunicação, aprendi a elaborar um Curriculum Vitae que se destaque dentre os demais e que, sendo enviado juntamente com uma carta de apresentação, faça com que as empresas se interessem mais por mim e me chamem para entrevista. Com simulações de entrevistas de emprego, pude desenvolver melhor minhas habilidades de conversação, adequando a linguagem à situação formal.
Aprendi, além disso, a elaborar um Curriculum Lattes, o qual é obrigatório para todos os acadêmicos, redigir resenhas críticas, as quais são eventualmente feitas por profissionais de quaisquer áreas, memorandos, cartas comerciais etc. No fim do semestre, eu e meu grupo apresentamos um seminário de tema livre que serviu como uma preparação para futuras palestras e para a apresentação do TCC.
As aulas de Comunicação são mais descontraídas e prezam pela interação entre os alunos e o professor, o qual expõe oralmente e por meio de recursos como slides o conteúdo teórico da disciplina.
A maior dificuldade que tive, e que creio ser também a da maioria dos meus colegas, foi a apresentação do seminário. Encarar um público numeroso não é fácil para muita gente, mas é um medo que deve ser vencido, visto que a capacidade de expressão oral é exigida por muitas empresas na contratação de seus funcionários ou mesmo na procura de clientes quando se é autônomo. Deve-se, portanto, trabalhar o nervosismo e dominar o conteúdo que se pretende expor.
O que o professor avalia mais cuidadosamente e que, consequentemente, vale mais nota são os seminários, nos quais é exigido domínio do conteúdo, fluidez na fala, boa interação entre os membros do grupo, uma boa aparência (camisa social para os meninos, por exemplo) e adequação da fala ao tempo definido. O professor também exigirá, naturalmente, bons textos escritos, sem erros gramaticais etc.
No curso de Arquitetura, muitas vezes nos deparamos com a apresentação de projetos e trabalhos. A disciplina de Comunicação contribui para o desenvolvimento da capacidade de exposição das nossas ideias para o público, no caso o professor e nossos colegas. Vem a ser útil, no entanto, não só na apresentação de trabalhos durante o curso como também na apresentação do TCC e de projetos posteriores a clientes ou colegas de trabalho e superiores quando o aluno já estiver formado e inserido no mercado de trabalho. Além disso, aprender a elaborar currículos e cartas de apresentação ajuda o aluno a conseguir um estágio mais facilmente.
Gabriela Giovana Born Schibelbein Marchioro, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos