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Curso de Administração: Liderança - Atributos e Atribuições é uma disciplina do curso superior de Administração.
Essa disciplina é muito interessante pois aborda a importante questão da liderança e sua influência nos resultados das organizações públicas e privadas.
Você irá estudar por que a liderança vale tanto a pena e as diferentes definições de liderança, tipos de líderes, e como eles influenciam as pessoas e os resultados das organizações. Dentre as inúmeras definições de liderança, eu destacaria as de John C. Maxwell:
Sendo que dentre essas relevantes definições de liderança você poderá encontrar os atributos e atribuições para ser um bom líder, tais como: a capacidade de influenciar pessoas, a disponibilidade para assumir riscos, a capacidade de enxergar oportunidades mesmo nas crises, dentre outros que você irá estudar no decorrer da disciplina.
Os professores também gostam muito de ilustrar o assunto com 'cases' e histórias de líderes de sucesso, desde executivos, até políticos e atletas, dentre outros, assim, é interessante você pesquisar sobre a vida de algumas dessas personalidades dentre as quais admire e identificar que tipo de líder ele é, quais aspectos que o tornam um bom líder e se for um líder do passado, será que o seu estilo de liderança funcionaria hoje em dia? É um ótimo exercício para você dominar melhor o assunto.
Outro item que você irá estudar, mas não menos importante, são os tipos de líder quanto ao seu estilo de liderança, que também podem ser classificados diferentemente conforme o autor, mas dentre os mais estudados eu destaco os seguintes:
1. Líder autocrático: é o típico chefe de antigamente, centralizador e autoritário, aquele que só sabe dar ordens e decide tudo sozinho, sem a participação da equipe.
2. Líder democrático: costuma debater as diretrizes com o grupo, procura sempre ouvir os seus subordinados antes de tomar as decisões, é um estilo de liderança participativa que apesar de “estar na moda” pode ser prejudicial em momentos de crise, onde as decisões muitas vezes são impopulares e precisam ser tomadas rapidamente.
3. Líder liberal ou Laissez-faire: esse é aquele que parece, mas não é, ou seja, é líder só no título, mas deixa o grupo decidir quase tudo por conta própria interferindo o mínimo possível e também não costuma dar muito feedback. E por incrível que possa parecer esse tipo de liderança pode funcionar, mas somente em equipes de alta performance.
A principal dificuldade é justamente a falta de uma definição uniforme sobre o que é liderança, já que cada autor aborda o assunto de uma maneira diferente, mas isso não é necessariamente ruim, pois se você analisar com atenção notará que o principal, ou seja, os atributos e atribuições da liderança, variam muito pouco, e é justamente isso que você irá estudar, assim não é uma disciplina em que encontrará maiores dificuldades, principalmente se pensar em sua aplicação prática, a qual abordaremos a seguir:
No curso de Gestão de Pessoas e também no de Coaching e Liderança estudei mais a liderança em seus aspectos motivadores, em como influenciar as pessoas e mantê-las motivadas, não só no aspecto profissional, mas também no campo do desenvolvimento pessoal.
Já no MBA de Administração de Empresas, também estudei esses aspectos motivacionais, afinal, toda empresa é feita por pessoas e para as pessoas, então são os colaboradores que alcançam os resultados almejados pela organização. Mas também estudei a liderança voltada para resultados, ou seja, como o líder pode formar uma equipe comprometida e focada, de alta performance, e que traga resultados mensuráveis para empresa, mais vendas, mais lucro, maior participação de mercado, etc. Para isso são estudados diversos ‘cases’ de sucesso, como o do executivo Howard Schultz, por exemplo. Howard, de origem humilde, abriu sua companhia de café em 1985, sendo que para levantar o dinheiro necessário para a sua empreitada ele precisou falar com 242 pessoas, tendo ouvido não por 217 vezes. Dois anos depois a sua empresa comprou a Starbucks e suas seis lojas. Sob a sua direção, a Starbucks se tornou a maior rede de cafeterias do mundo, com mais de 25000 lojas em 75 países.
O mais importante nessa disciplina é você colocar os conceitos aprendidos em prática. A informação, por si, não ajudará você a se tornar um líder melhor. É preciso aplica-la na vida, caso deseje mudar e se tornar um líder melhor. E mesmo que você atualmente não ocupe uma posição de liderança na organização em que trabalha, lembre-se que a credibilidade de um líder começa com o sucesso pessoal, e a pessoa mais difícil de liderar é sempre você! É como disse o personagem Chris Taylor (Charlie Sheen) do filme Platoon, de Oliver Stone, “Penso agora, olhando para trás, que não lutamos contra o inimigo, lutamos contra nós mesmos. O inimigo estava em nós. ”
Vinicius Torraque Novaes
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