Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Curso Superior de Administração: Homem e Sociedade é uma disciplina do curso superior de Administração.
Vi essa matéria em uma disciplina que fiz chamada Humanidades e Ciências Sociais, do curso de Engenharia Aeronáutica vinculado ao curso de Engenharia de Produção e oferecido pela Escola de Arquitetura. É uma disciplina optativa, semestral, com carga horária de 30 horas e de 2 créditos.
Homem e Sociedade visto pela disciplina de Humanidades e Ciências Sociais é uma disciplina que aproxima o aluno com abordagens vista a partir das artes, da filosofia e das ciências sociais. Ela abrange grande parte da Filosofia, História, Cultura e Tecnologia nas sociedades modernas.
Essa matéria tem como base e como matéria-prima a história. Ela fala um pouco sobre o seguinte:
A Herança Clássica: Qual foi, ao final o grande legado dos filósofos gregos?
Sobre as rotas do Comércio Ocidente-Oriente da Antiguidade à Idade Média (7 milênios). Sobre a Rota da Seda (5000 a. C). Império Romano do Oriente onde foi a primeira grande obra de engenharia do mundo.
Sobre a Medicina e a filosofia do Islã onde muito dos estudiosos da filosofia clássica eram médicos também.
Na China Antiga onde teve diversas descobertas e invenções como:
Depois aprende-se sobre a estrutura pedagógica medieval, em que os alunos estudavam os textos clássicos em dois grandes ciclos de aprendizado – primeiro o trivium e depois o quadrivium.
No trivium eles aprendiam gramática, lógica e retórica enquanto no quadrivium eles aprendiam aritmética, música, geometria e astronomia.
Também estudava-se o Direito Germânico, Canônico e o Romano ( incluindo o Código de Justiniano ), a Medicina Árabe e Judia, Teologia e as Artes ( Técnicas ), como a construção.
Dentre os principais nomes do pensamento medieval no ocidente estão: Santo Agostinho de Hipona (354-430 d. C. ) estudioso dos pensamentos grego, principalmente do Platonismo. Dedicou-se às questões da Ética (noção de Bem), vontade humana e livre-arbítrio. E em seguida vêm São Tomás de Aquino (1227 – 1274), Roger Bacon (1214 – 1294), Guilherme de Ockham ( 1285 – 1350 ) e Santo Alberto Magno que talvez tenha sido o primeiro dos economistas, ao explicar o mecanismo dos preços em que “os bens valem segundo a estimativa do mercado na hora da venda” – cinco séculos antes de Adam Smith. Onde se encerra a idade média e inicia a renascença. Na renascença surgem obras como Pietà de Michelangelo, Cristo e São Tomé de Andrea del Verrocchio, Moisés de Michelangelo, Basílica de São Pedro, Donato Bramante e a Cúpula de Santa Maria dei Fiori em Florença que resistiu a centenas de terremotos desde sua construção. No ano de 1561 surge Francis Bacon, autor de Novum Organum (1620). Para alguns tinha uma fé ingênua na ciência como instrumento para prover, no futuro, felicidade para todos os homens. De fato, para Bacon, a missão do pensamento humano deveria investigar a Natureza através de experiências, pois o “ Homem comanda a Natureza obedecendo às leis desta e delas se servindo para seus próprios fins”.
As aulas são expositivas com seminários de leitura de textos. É apresentado um quadro histórico das ideias de cada período mostrando as mudanças tecnológicas servindo nas transformações sociais e as transformações sociais servindo nas mudanças tecnológicas.
Achei uma disciplina muito agradável e quase não encontrei dificuldades.
O que os professores da faculdade mais cobram?
A leitura de textos e apresentação de seminários.
Essa disciplina contribuiu muito para o meu curso superior pois aproxima de vários modos do conhecimento das ciências exatas.
Júlia Guimarães Ubiali, e-mail: [email protected]
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos