Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores
Faculdade de Administração: Estágio Curricular em um núcleo cultural é uma disciplina do curso superior de Administração.
No curso de administração você se depara com uma série de desafios, como por exemplo: aprender a organizar o tempo, adotar uma postura mais formal mas ao mesmo tempo ser extrovertido e comunicativo, além de ter que criar um espírito de liderança no intuito de cativar as pessoas ao seu redor.
Com isso em pauta, decidi estagiar em um núcleo cultural atuante dentro de uma escola de ensino médio com o intuito de exercitar meus conhecimentos adquiridos na faculdade fazendo algo que eu gosto, que é espalhar cultura para sociedade e expandir o espaço para que o jovens tenham sua própria voz.
Fiz esse estágio que teve a duração de 20 dias, 6 horas por dia, totalizando 120 horas em um núcleo cultural que atua dentro de uma escola. Eu escrevi uma carta de solicitação de estágio e enviei ao núcleo cultural e pouco tempo depois eles me retornaram chamando pra falar mais sobre esse projeto. Eu fiquei surpreso com a rapidez em que me chamaram, já que sempre ouvi dizer que encontrar estágio nos primeiros períodos é complicado, mas professores falaram que ONGS e estágios não remunerados são pouco solicitados.
Então foi feita uma reunião com os diretores e pedagogos responsáveis pelo projeto e assinaram uma carta de responsabilidade com o estágio junto a minha assinatura, no contrato dizia que eu ajudaria a organizar as estruturas base para o projeto, dando suporte aos professores e alunos participantes.
Sim, a faculdade não implica na decisão de o estágio ser remunerado ou não, mas as empresas costumam perguntar se seu estágio é obrigatório ou não. O maior problema encontrado para a aceitação do meu estágio na universidade foi a validação dos documentos, pois como não era estágio em empresa, tive que ir diversas vezes em cartório para validação de alguns documentos como a carta de estágio.
Outro ponto importante é que o quanto antes você procurar estágio é melhor, pois isso pode dificultar sua graduação além de que estágio em ONGS e trabalhos voluntários podem te ajudar futuramente, pois as empresas valorizam bastante isso e também te prepara para entender como funciona as técnicas aprendidas na faculdade na prática.
Quando cheguei no núcleo estava bastante apreensivo com que iria encontrar, e para minha surpresa eles estavam mesmo precisando de administrar melhor o evento, estava um verdadeiro caos, visto que os pedagogos e diretores tem ostras prioridades para o funcionamento da escola.
A data de um evento já tinha sido marcada, mas não tinham decidido nem o espaço, nem os alunos que iriam participar, e pior, os alunos não queriam participar.
Como eu disse, o andamento do projeto que iria acontecer estava um tanto desorganizado, então quando comecei a de fato atuar a primeira coisa que fiz foi preparar um tipo de planilha listando todos os recursos que seria necessário para o projeto acontecer graças as aulas de teoria geral e técnicas administrativas, tive essa matéria como base na organização, depois fui em busca de patrocínio e as aulas de teoria geral da burocracia teve um peso importante, diversas coisas se foi passado nas aulas serviram para um bom exito no projeto, e a parte mais desafiadora foi incentivar os alunos a participarem do projeto, por sorte eu estava tendo aula das matérias de gestão estratégica de pessoas, gestão da qualidade e introdução a ciências sociais, que serviu para que eu aprendesse como puxar a atenção dos alunos, explicar a eles a importância da cultura na sociedade, fazer com que eles tivessem uma opinião sólida e vontade de produzir.
Por fim, com o fim do estágio eu pude entender que quando se trata de organizar uma empresa é necessário bastante flexibilidade e isso me ajudou bastante a ser mais produtivo em aula, pois eu viva na pele as coisas que me eram lecionadas nas salas, me tornei mais participativo e a gostar de desafios, além de abrir um leque de oportunidades, pois eu vi que a administração é necessária em todos os campos, seja educacional, empresarial, social, dentre outros.
Marlon Mello, Cursando o segundo período no curso de administração pela Universidade Estácio de Sá.
© 2016-2023 | faculdades.inf.br | Em Jesus Cristo nós confiamos